Marca do governo

Paulo Maluf é condenado a pagar R$ 128 milhões à cidade de São Paulo

Autor

21 de agosto de 2015, 19h11

O deputado federal Paulo Maluf foi condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo a pagar R$ 128 milhões aos cofres públicos. A punição é pelo uso, à época em que era prefeito da capital paulista (1993-1996), do símbolo de sua campanha, “administração Paulo Maluf”, como marca oficial da administração municipal.

Reprodução
Condenação ocorre pelo uso do símbolo de sua campanha, “administração Paulo Maluf”, como marca oficial da administração municipal

A decisão foi proferida pelo juiz Fausto José Martins Seabra, da 3ª Vara da Fazenda Pública. Maluf já havia sido condenado por improbidade administrativa nesse caso em 2006, após uma ação popular. A Justiça considerou que ele fez promoção pessoal com recursos públicos, ao adotar como símbolo da administração municipal o desenho de um trevo de quatro folhas formado por quatro corações.

Foi o mesmo símbolo que ele utilizou em sua campanha eleitoral em 1992, quando se elegeu prefeito. Todos os recursos de Maluf foram negados, e a discussão agora abordava os critérios de cálculo da indenização. A assessoria de Maluf disse que seus advogados vão recorrer da decisão a instâncias superiores.

Por meio de nota, a Prefeitura de São Paulo disse que vai adotar “as medidas necessárias para identificar bens do ex-prefeito que possam ser bloqueados para garantir o pagamento da indenização”. Com informações da Agência Brasil e da Prefeitura de São Paulo.

Clique aqui para ler a decisão.
Processo 0401599-91.1993.8.26.0053.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!