Coroamento de carreira

Esdras Dantas é reconduzido ao cargo
de conselheiro do Ministério Público

Autor

19 de agosto de 2015, 17h23

O membro honorário vitalício e ex-presidente da OAB-DF, Esdras Dantas de Souza, foi reconduzido ao cargo de conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), para o biênio 2015/2017.

A solenidade, realizada nesta terça-feira (18/8) na Procuradoria-Geral da República, contou com a presença do vice-presidente da seccional, Severino Cajazeiras, do secretário-geral adjunto, Juliano Costa Couto, e do presidente da CAA-DF, Ricardo Peres.

Em nome da entidade, Costa Couto disse que “a recondução do conselheiro Esdras Dantas é o coroamento de uma brilhante carreira e o reconhecimento dos relevantes serviços prestados não só à advocacia, mas a toda a sociedade”.

Durante a solenidade, o presidente do CNMP e procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse que constantemente a sociedade é surpreendida com novas e cada vez mais graves notícias de violações a direitos fundamentais e desvios de conduta, em clara ofensa aos princípios administrativos e às leis do país. “É nesse cenário, caríssimos conselheiros, que aguardamos que a atuação de vossas excelências venha efetivamente contribuir para a realização dos objetivos fundamentais da República, que são de construção de uma sociedade livre, justa e solidária.”

Biografia
Esdras Dantas de Souza irá cumprir o segundo mandato no CNMP. Com total apoio da entidade, foi reconduzido como representante da advocacia no Conselho em sessão plenária realizada no dia 17 de maio. Advogado há 35 anos e atuando na OAB há 32, foi conselheiro seccional por cinco mandatos consecutivos, diretor-geral da Escola Superior de Advocacia, presidente da Fundação de Assistência Judiciária, segundo secretário, diretor tesoureiro e presidente da OAB-DF por dois mandatos consecutivos (de 1991 a 1995). No Conselho Federal da OAB, foi conselheiro por quatro mandatos consecutivos, diretor-tesoureiro e presidente da 3ª Câmara.

Outro conselheiros
Empossados em 12 de agosto, os conselheiros reconduzidos foram o procurador de Justiça Militar Antônio Pereira Duarte; o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso Marcelo Ferra; e o promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal Cláudio Portela. Já os conselheiros empossados para o primeiro mandato foram o subprocurador-geral do Trabalho Otávio Brito; o procurador de Justiça do Estado de Roraima Fábio Stica; o promotor de Justiça do Estado de Sergipe Orlando Rochadel e o juiz de Direito Sérgio Ricardo de Souza.

Rodrigo Janot aproveitou a oportunidade para saudar os ex-conselheiros Jeferson Coelho, Jarbas Soares Júnior, Alessandro Tramujas e Alexandre Saliba, cujos mandatos terminaram em 11 de agosto. Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-DF.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!