"Ideal feminista"

Marielle Brito inaugura escritório focado
na defesa de homens em separações

Autor

11 de agosto de 2015, 19h45

Com a inauguração da nova sede de seu escritório, o MSB Advocacia e Consultoria Jurídica, em Brasília (DF), a advogada Marielle Brito passa a concentrar sua atuação na defesa de homens em separações. Porém, ao contrário do que pode parecer à primeira vista, ela afirma que essa escolha reflete sua visão do que chama de ideal feminista: “Estou fazendo um bem às mulheres [ao defender homens], que é acabar com a raça da mulher oportunista, porque o que mais tem por aí são mulheres interesseiras, que querem conseguir um bom marido e viver às custas dele. Sou a favor de as mulheres não dependerem dos homens”.

Marielle conta que percebeu as "injustiças" cometidas contra o sexo masculino após advogar para sindicatos de motoristas. Por meio do contato com esses profissionais, ela relata ter visto inúmeros casos de esposas que nunca fizeram o menor esforço para trabalhar, mas na hora da separação vinham pedir guarda integral dos filhos e quantias desproporcionais do patrimônio do casal, construído pelo marido.

Outro objetivo que diz buscar ao defender homens é possibilitar que os filhos convivam mais com os pais. Para isso, ela pede sempre a guarda compartilhada. De acordo com a advogada, esse instituto revolucionou o Direito de Família e garante uma formação mais completa às crianças que têm pais separados.

A estratégia da defesa masculina é diferente da feminina, explica. Marielle recomenda a seus clientes homens que não ostentem luxo e que não se gabem de seu patrimônio em conversas em público, de forma que não produzam provas contra eles próprios. Além disso, a advogada orienta os clientes a não atrasarem pagamentos de despesas familiares e a fazer uma conta corrente à parte, para que não entre na partilha.

Contudo, a advogada reconhece que há casos em que a esposa não trabalha por que seu marido “machista” não deixa. Nessas situações, ela entende ser justo a mulher receber pensão, embora apenas temporariamente, já que “sempre se pode voltar ao mercado”.

Marielle garante que nunca perdeu uma causa de divórcio. Isto é, o pedido de seu cliente sempre foi concedido pelo juiz. Outra área na qual ela assegura estar invicta é a de homologação de sentenças estrangeiras, algo que é feito pelo Superior Tribunal de Justiça. O motivo desse sucesso é que ela não entra em “aventuras jurídicas” e só pega causas com um “bom direito” e jurisprudência favorável.

Apesar do enfoque na defesa de homens, a advogada deixa claro que também aceita representar mulheres em situações excepcionais. A nova sede do MSB Advocacia e Consultoria Jurídica fica na SAS Quadra 1, sala 304, Ed. Libertas, Brasília (DF), e começou a funcionar nesta terça-feira (11/8).

*Texto alterado às 12h23 do dia 14/8.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!