Opinião

A moral é também substrato profissional do advogado

Autor

11 de agosto de 2015, 6h11

Dia 11 de agosto, dia do advogado. Profissional em destaque nesse tempo instável de muitas investigações, intimidações, delações, prisões e teorias de conspiração.

Houve época em que as bandeiras cívicas de lutas e de defesa da sociedade associadas ao advogado e suas instituições elevaram a categoria a baluarte nas lutas pela salvaguarda dos direitos e garantias do povo. Tal passado implicou um grande fardo atual de responsabilidades.

A figura do advogado, especialmente o criminalista, fundiu-se a do defensor dos acusados de corrupção, desvios de verbas públicas, chantagem e toda sorte de delitos que ora envolvem expoentes do empresariado e do Legislativo. De defensor do estado democrático de direito, da cidadania e da paz social, passou a ser alvo das pechas de mercenário, ardiloso, cúmplice da clientela, defensor de interesses escusos.

Com sua imagem pública confundida com a de seus clientes, os advogados têm atraído a desconfiança, a incompreensão e a ira de parcela da sociedade e até de investigadores. Há inclusive uma defensora transformada em investigada, uma vez convocada para explicar inclusive a origem dos seus honorários por serviços prestados a clientes. Ossos injustos do ofício. Pois na cotidiana defesa de suas prerrogativas, talvez mais que qualquer profissional, o advogado está sujeito a dilemas de natureza ética e política que impõem a urgência do enfrentamento.

Foi com o propósito de defender as prerrogativas inerentes à advocacia, especialmente a inviolabilidade do sigilo profissional, que o presidente da OAB, Marcus Vinicius, impetrou habeas corpus, cujo pedido foi exemplarmente concedido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski. A advogada foi desobrigada do comparecimento à CPI da Petrobras para prestar quaisquer esclarecimentos a respeito de questões relacionadas a fatos conhecidos em razão do exercício profissional, bem como teve preservada a confidencialidade da relação cliente-advogado, inclusive quanto a origem dos honorários, em prol do resguardo do sigilo profissional dos advogados e do direito de defesa.  

Na guarda da imunidade profissional, com o propósito de que o advogado possa exercer seu múnus público de forma digna e ampla, a decisão paradigmática foi prolatada, pois “para se preservar a higidez do devido processo legal, e, em especial, o equilíbrio constitucional entre o Estado-acusador e a defesa, é inadmissível que autoridades com poderes investigativos desbordem de suas atribuições para transformar defensores em investigados, subvertendo a ordem jurídica. São, pois, ilegais quaisquer incursões investigativas sobre a origem de honorários advocatícios, quando, no exercício regular da profissão, houver efetiva prestação do serviço” (ministro RicardoLewandowski).

Por mais louvável que seja, o combate à corrupção não pode vir maculado pela violação de normas constitucionais e infraconstitucionais e dos princípios do contraditório e da ampla defesa. O advogado é indispensável à administração da Justiça, sendo inviolável por seus atos no exercício da profissão.

Apesar dos percalços, às vezes com muito custo enfrentados, ainda é comovente testemunhar nos jovens profissionais a ousadia, o ardor incutido nos objetivos e convicções, a chama idealista. Mais ainda quando, já velhos, tais traços persistem e se mesclam à experiência e à persistência em ser voz ativa em cenários dialógicos conturbados, a exemplo do que ora vivemos.

Mas é preciso ter em conta que nem sempre os dilemas e conflitos que permeiam as grandes causas são subjugados pelos escrúpulos da consciência e pelo respeito à profissão. E reputações e carreiras brilhantes são destruídas em razão de escolhas que sacrificaram as normas e desbordaram as fronteiras que separam o legal, o ético e o justo do ilícito, do amoral e do antiético.

O tema não é banal. Basta lembrar que, dentre as formas de comportamento humano, a jurídica é a que guarda maior intimidade com a moral — tanto normas jurídicas quanto morais são imperativas e preordenadas à garantia da coesão social. Assim, se é certo que a função maior do advogado é defender o cliente, não é certo que tal defesa deva se processar a qualquer custo. A moral, mais que competência ou talento, é também substrato profissional.

Há é que aceitar e ficar atento aos limites, resistir às intempéries, domar a vaidade e os demônios da consciência em prol do resgate do respeito e do prestígio que a profissão está a merecer, em homenagem aos princípios basilares do seu estatuto, das suas prerrogativas.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!