Consultor Jurídico

Direito na Europa

Por Aline Pinheiro

Blogs

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Salário por gênero

Advogadas na Escócia ganham em média 40% a menos do que os homens

Recente pesquisa divulgada pela Ordem dos Advogados da Escócia mostra que há ainda muito a ser feito pela igualdade dos sexos na profissão. No auge da carreira, as mulheres ganham em média 40% a menos do que os homens. Essa diferença atinge tanto aquelas que tiveram filhos como as que recusaram a maternidade.

Os números apontam que a curva salarial dos homens é muito mais animadora do que a das mulheres. Os dois começam ganhando o mesmo como trainees. Conforme os advogados adquirem experiência, os salários dos homens sobem muito mais rápido do que os rendimentos das mulheres.

Depois de dez anos na profissão, as advogadas atingem o máximo que vão ganhar na carreira. Já os homens continuam crescendo e chegam ao topo perto dos 20 anos de experiência. A partir daí, os salários voltam a cair. No final da vida profissional, a diferença salarial é de 25%.

Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 6 de agosto de 2015, 9h47

Comentários de leitores

2 comentários

qual a carga horária de cada um ?

daniel (Outros - Administrativa)

geralmente as mulheres têm carga horária menor. Inclusive basta ver que escrevem menos livros e menos artigos científicos, pois optam por outras atividades. A questão é mais ampla.

Não promovam o racismo

Filipe Machado (Bacharel)

A tentativa de expor o racismo, em vez de o extirpar, contribui para o seu crescimento. No conhecido vídeo de Morgan Freeman (um negro, portanto), ele afirma que a melhor maneira de se cessar com esta diferenciação é parar de a tocar - o que parece não ser escutado e praticado.

Aliás, ninguém comenta que no ramo da moda, nenhum homem ganha tanto com as mulheres. Ou seja, dois pesos e duas medidas.

No final, coisa nenhuma acontece e tais postagens só servem para atacar um espantalho inútil e contribuir com a segregação racial, a qual já poderia ter sido eliminada.

Comentários encerrados em 14/08/2015.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.