Malas prontas

Ministro Barroso autoriza transferência
de José Dirceu para Curitiba

Autor

3 de agosto de 2015, 21h45

É perfeitamente justificável concentrar prisões e outros atos de apuração criminal no foro do juízo que supervisiona o inquérito policial. Esse foi o entendimento do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, ao colocar o ex-ministro José Dirceu à disposição da 13ª Vara Federal de Curitiba. Na prática, a decisão permite que ele seja levado de Brasília à capital do Paraná.

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Dirceu foi preso nesta segunda sob suspeita de usar sua empresa para lavar dinheiro.

Dirceu ainda cumpre pena em regime domiciliar na Ação Penal 470, o processo do mensalão, e por isso ainda havia dúvida de onde ele deveria ficar preso depois de ser alvo de nova fase da operação “lava jato”.

A defesa considera “totalmente desnecessária sua transferência”, já que o cliente mora em Brasília e poderia ficar à disposição da Justiça para prestar quaisquer esclarecimentos. O advogado José Luis Mendes de Oliveira Lima reclamou ainda de que o Supremo não foi consultado sobre a medida.

Porém, o ministro Barroso, relator da execução penal de Dirceu, avaliou que a autorização da corte não é necessária para prisões preventivas em processos relacionados a fatos distintos dos que motivaram a condenação anterior.

Ex-chefe da Casa Civil no governo Lula, Dirceu foi preso nesta segunda-feira (3/8) com o irmão, Luiz Eduardo Oliveira e Silva, e seu ex-assessor Roberto Marques. Segundo a Polícia Federal, ele recebeu pagamentos de empreiteiras por meio de sua empresa JD Assessoria e Consultoria, sem que serviços fossem prestados. A defesa afirma que todos os recebimentos foram regulares. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

Clique aqui para ler a decisão.

Execução Penal 2

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!