Difício reparação

Exame criminológico para progressão penal tem que ser fundamentado

Autor

18 de abril de 2015, 14h00

Exame criminológico para progressão penal só pode ser exigido com base em fundamentação concreta. Foi o que decidiu o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, ao dar uma liminar que proibiu a Vara de Execuções Penais de Presidente Prudente, em São Paulo, de solicitar esse exame para verificar o mérito dos pedidos de progressão de regime sob a justificativa de que o crime foi praticado por meio de violência ou grave ameaça.

Na decisão, o ministro destacou que a Súmula Vinculante 26 do STF admite a requisição do exame para apreciação do benefício da execução penal, porém o pedido precisa ser fundamentado pelo juiz com base em dados concretos.

A decisão foi proferida em uma ação movida pela Defensoria Pública de São Paulo. De acordo com o órgão, após receber pedido de progressão de regime de um sentenciado, inclusive com atestado de bom comportamento carcerário, o juiz requisitou à direção do presídio, ex officio, exame criminológico alegando tratar-se de “pessoa cumprindo pena por crime praticado com violência ou grave ameaça”.

A Defensoria entendeu que houve o descumprimento da súmula do STF e ingressou com a reclamação. “Não foi apontado nenhum dado concreto para fundamentar a decisão que ordenou o exame criminológico. Aliás, não houve fundamentação nenhuma, a não ser uma breve alusão à gravidade abstrata do delito”, argumentou o órgão.

Ao analisar o caso, Barroso ressaltou que a jurisprudência do STF direciona-se no sentido de que a alteração no artigo 112 da Lei de Execuções Penais não proibiu exames criminológicos para a avaliação do sentenciado, desde que haja fundamentação idônea para sua requisição.

“De fato, neste juízo inicial, a fundamentação aludida pelo verbete sumular exige a análise de dados concretos na fase executiva. Não parece adequada a mera alusão à gravidade do crime em abstrato para que se requisite exame criminológico que subsidie, em caso específico, a apreciação de benefício da execução penal”, afirmou.

E determinou: “Presente a plausibilidade do direito invocado e a possibilidade de dano de difícil reparação, consistente na postergação da apreciação de benefícios ao preso, defiro a liminar, para que o juízo reclamado se abstenha de exigir o exame criminológico mediante a mera alusão a crime praticado mediante violência ou grave ameaça”. Com informações da assessoria de imprensa do STF.

Reclamação 20089.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!