Sessão solene

Fernando Cassal e Brígida Toschi tomam posse no TRT da 4ª Região

Autor

21 de setembro de 2014, 12h56

O Plenário do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) sediou, na sexta-feira (19/9), a Sessão Solene de Ratificação de Posse dos desembargadores Luiz Fernando de Moura Cassal e Brígida Joaquina Charão Barcelos Toschi. Eleas haviam sido empossados em gabinete no dia 5 de junho.

Conduzido pela presidente da corte, desembargadora Cleusa Regina Halfen, o evento contou com a presença de magistrados, servidores, autoridades, familiares e convidados dos empossandos. A cerimônia também teve a participação do governador do estado em exercício, desembargador José Aquino Flôres de Camargo (presidente do Tribunal de Justiça do RS), e do ministro Hugo Carlos Scheuermann, representando o Tribunal Superior do Trabalho.

Pronunciando-se em nome dos demais integrantes do TRT gaúcho, o desembargador Francisco Rossal de Araújo apresentou a trajetória dos empossandos. “Nosso tribunal acaba de receber mais dois desembargadores da melhor estirpe. Pessoas de cidadania plena, cabeça erguida, olhos abertos para o mundo e coração fraterno”, afirmou.

Rossal também destacou a importância dos laços familiares e das amizades na carreira dos magistrados, salientando que o sentimento de fraternidade é inerente ao caminho que escolheram trilhar. “O que é o Direito do Trabalho senão o ramo que nasceu do poderoso sentimento da fraternidade? Não é o fruto da solidariedade social e a luta pela dignidade do ser humano contra a imoralidade e a frieza do lucro desmedido e da exploração do trabalho?”, indagou. O magistrado ainda listou desafios a serem enfrentados pelo Judiciário Trabalhista, como a precarização, que ele enxerga como sendo decorrente da terceirização, e a utilização eficiente do processo eletrônico.

Trajetórias
Nascido em Jaguarão (RS), Fernando Luiz de Moura Cassal ingressou na Justiça do Trabalho em 1989, como técnico judiciário. É bacharel em Direito pela UFRGS e especialista em Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Direito Previdenciário pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Sua posse na magistratura trabalhista ocorreu em 23 de novembro de 1992, como juiz do Trabalho substituto. Foi promovido em 17 de abril de 1995, assumindo a titularidade da Vara do Trabalho de São Borja. Depois, passou pela 1ª VT de Erechim, VT de Cruz Alta, VT de Osório, 1ª VT de Gramado, 17ª e 15ª VTs de Porto Alegre, 3ª VT de Novo Hamburgo e 1ª VT de Bento Gonçalves, onde atuava até ser convocado ao Tribunal. Empossado no cargo de desembargador em 5 de junho, atua na 8ª Turma Julgadora e na 1ª Seção de Dissídios Individuais.

Brígida Joaquina Charão Barcelos Toschi nasceu em Santiago (RS). É formada em Direito pela PUCRS e pós-graduada em Direito Processual pela Unisc. Ingressou no Tribunal em 12 de junho de 1987. Aprovada em concurso, tomou posse como juíza do Trabalho em 7 de janeiro de 1992. Sua promoção a juíza titular ocorreu em 13 de abril de 1994. Desde então, atuou na 1ª VT de Uruguaiana, na VT de Guaíba, na VT de Sapiranga, na VT de Santa Cruz do Sul, na 6ª VT de Porto Alegre e na VT de Viamão, última unidade em que atuou até a convocação ao TRT-RS. Empossada no cargo de desembargador em 5 de junho, atua na 5ª Turma Julgadora e na 1ª Seção de Dissídios Individuais. (Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT-4) 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!