Projeto de lei

OAB-RJ faz ato para coletar assinaturas
em defesa da reforma política

Autor

27 de novembro de 2014, 11h41

A Seccional do Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil promove, nesta quinta-feira (27/11), um ato em defesa da reforma política. Organizado pela Coalizão em Defesa da Reforma da Política Democrática, que reúne a OAB e mais de cem entidades civis, o evento busca ampliar a adesão da sociedade ao projeto de lei de iniciativa popular que visa alterar o sistema atual e que será encaminhado no ano que vem ao Congresso Nacional.

O projeto já conta com mais de 600 mil assinaturas, mas a meta da OAB é chegar a 1,5 milhão. Por esse motivo, o ato é promovido também por outras seccionais. A agenda começou no último dia 20 de novembro, em Campo Grande. Agora acontece no Rio e, até o fim do ano, ocorrerá em Recife, Fortaleza, São Luiz, Natal e Belém.

A principal mudança proposta, o fim do financiamento de empresas nas campanhas eleitorais, tem o apoio da população, como demonstraram duas pesquisas (Ibope e Datafolha) encomendadas pela OAB e divulgadas nesta semana. O índice de rejeição à prática, considerada uma causa de corrupção, foi considerável: a cada 100 brasileiros, 78 são contrários à doação de dinheiro por empresas às campanhas eleitorais.

Outras propostas do projeto de lei, como a votação em duas etapas (sendo a primeira no partido e segunda nos candidatos para cargos do Legislativo), a paridade de gênero entre os candidatos e o fortalecimento de mecanismos de democracia direta, também serão debatidas durante o ato.

“As manifestações do ano passado revelaram um abismo que separa a pauta política dos anseios da população. A agenda dos governos estagnou sendo incapaz de atender as necessidades da nova geração de brasileiros. Para a OAB-RJ, a única opção viável é a modernização do modelo de representação política através da reforma política”, afirmou o presidente da entidade, Felipe Santa Cruz.

O ato acontecerá na sede da OAB-RJ (Avenida Marechal Câmara, 150). Também apoiam a iniciativa a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral e a Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político. Com informações da assessoria de imprensa da OAB-RJ.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!