Entre amigos

Iasp celebra 140 anos com lançamento de editora própria

Autor

25 de novembro de 2014, 17h19

Em novembro de 1874, cerca de 40 advogados, juristas e professores reuniram-se no Largo de São Francisco para fundar o Instituto dos Advogados de São Paulo, com foco no “proveito geral da ciência do Direito”. Às vésperas de seu 140º aniversário, a entidade procura manter o mesmo objetivo com a criação de uma editora própria para publicar estudos.

A Editora Iasp foi lançada na última segunda-feira (24/11) nos mesmos muros da Faculdade de Direito da USP e com um público bem maior do que 40 pessoas. Só em 2014, 58 novos associados passaram a integrar a entidade, que foram diplomados durante a cerimônia.

Felipe Lampe
O evento também marcou o lançamento de um selo comemorativo nos Correios, a posse de um terço do conselho eleito para o triênio 2015-2017 e a entrega do Prêmio Barão de Ramalho ao desembargador José Renato Nalini (foto), presidente do Tribunal de Justiça paulista.

O presidente do Iasp, José Horácio Halfeld Ribeiro, afirmou que a editora foi criada para estimular o pensamento jurídico “em auxílio à ciência e à jurisprudência”. A ideia é publicar trabalhos de comissões de estudos, teses, dissertações e outras pesquisas. A estreia ocorre com a 34ª edição da Revista do Instituto dos Advogados de São Paulo. O volume apresenta textos sobre a proposta de sociedades individuais, o direito a férias dos advogados, o projeto do paralegal, políticas carcerárias e a história do TJ-SP, entre outras questões.

O presidente do tribunal, aliás, foi homenageado com o Prêmio Barão de Ramalho, criado em 2000 para reconhecer serviços de “excepcional qualidade” prestados no Brasil por pessoas ou instituições. Em seu discurso, José Renato Nalini defendeu a resolução de conflitos por meio da mediação e da arbitragem. “A solução judicial nem sempre é a melhor”, afirmou. Para ele, nada justifica que questões já discutidas em instâncias superiores voltem sempre em novos casos ao Judiciário, sem filtros.

Além de Nalini e José Horácio (terceiro à esq.), compuseram a mesa da cerimônia o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp), Sérgio Rosenthal; o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius Furtado Coêlho (um dos novos associados do Iasp diplomados na cerimônia); a secretária estadual da Justiça, Eloisa Arruda; e o vice-diretor da Faculdade de Direito da USP, professor Renato de Mello Jorge Silveira (na foto, da direita para a esquerda).

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!