Conteúdo programático

Reprovados em concurso para TJ-ES poderão refazer prova oral

Autor

28 de março de 2014, 12h03

Por cobrar uma questão que não estava prevista no edital, os candidatos reprovados na prova oral do concurso público para a magistratura do Tribunal de Justiça do Espírito Santo poderão refazer as provas. Eles foram questionados sobre a disciplina do Direito Processual Civil chamada de “resposta do réu”. A medida foi aprovada pelo Plenário do Conselho Nacional de Justiça. De acordo com o CNJ, a questão não poderia ter sido cobrada pela banca examinadora pois não havia previsão no edital.

Os conselheiros determinaram também que a posse dos 79 aprovados no concurso ocorra apenas após as novas provas. “Assim, será possível ter uma classificação única dos aprovados”, afirmou a conselheira Ana Maria Amarante, relatora dos 15 processos sobre o assunto. Os casos foram julgados, em bloco, na sessão plenária.

Em seu voto, a conselheira Ana Maria Amarante afastou dezenas de supostas irregularidades apontadas por candidatos reprovados, como a ausência de sessão pública para abertura dos malotes da prova oral ou de prazo para o postulante apresentar recurso. Para ela, os procedimentos adotados são válidos.

No entanto, aceitou o argumento de alguns candidatos sobre a ilegalidade da cobrança da pergunta sobre as formas de defesa do réu nos processos, chamada de “resposta do réu”. Para a conselheira, ficou comprovado que o item não consta no conteúdo programático do concurso. “Cobrar uma matéria que não consta no programa é um fato que pode desestabilizar o candidato. Por isso, optei por anular as questões que não constam no edital”, afirmou a conselheira Ana Maria Amarante.

Segundo o processo, 20 candidatos foram sorteados para serem arguidos no ponto II e III, que incluíam a matéria de Direito Processual Civil. A empresa que fez o concurso deverá verificar quantos postulantes foram questionados sobre o item “resposta do réu” e convocá-los para fazer nova prova.

Os conselheiros do CNJ divergiram apenas sobre a posse dos 79 candidatos já aprovados. Para o conselheiro Guilherme Calmon, o TJ-ES agiu com rigidez sem favorecimentos. Logo, a homologação do concurso e a posse dos selecionados deveriam ocorrer imediatamente. A conselheira Luiza Frischeisen concordou.

Mas a maioria dos conselheiros entendeu que o TJ-ES deverá dar posse aos aprovados apenas após a reconvocação dos candidatos reprovados para refazerem as provas orais. “Estamos evitando, com isso, lides futuras”, afirmou a conselheira Maria Cristina Peduzzi.

Aberto em 2011, o concurso público visa preencher 140 vagas para juiz. Segundo a conselheira Ana Maria Amarante, a deliberação do CNJ sobre as eventuais ilegalidades no concurso era urgente. “Há magistrados no estado que acumulam função em quatro varas”, afirmou. Desde o último concurso, realizado em 2004, 62 juízes se aposentaram. Com informações da Assessoria de Imprensa do CNJ.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!