Decisão precária

Benefício recebido em ação revogada deve ser restituído

Autor

24 de março de 2014, 15h18

Os valores de benefícios do INSS pagos em ações judiciais revogadas devem ser restituídos. A decisão é do Superior Tribunal de Justiça após julgamento do Tribunal Regional Federal da 1ª Região sobre a implantação de aposentadoria rural por idade. Em primeira instância o INSS foi condenado a implantar o benefício. A Advocacia Geral da União recorreu ao TRF-1, que derrubou a liminar concedida para implantar a aposentadoria. Contudo, o resultado do julgamento dispensou a autora da ação inicial de devolver as parcelas recebidas até a decisão em segunda instância.

A Procuradoria-Geral Federal (PGF), no entanto, sustentou, por meio de recurso especial no STJ, a possibilidade de se exigir a restituição nesses casos, com base nos artigos 273, parágrafo 2º, 475-O, do Código de Processo Civil, e artigo 115 da Lei 8.213/1991. Segundo a PGF, os dispositivos afirmam expressamente que é devida a restituição de valores recebidos por força de medida antecipatória posteriormente revogada.

A Primeira Seção do STJ concordou com a PGF e deu provimento ao recurso, destacando, entre outros aspectos, o enriquecimento sem causa por parte do segurado que não restitui as parcelas recebidas por decisão judicial precária e revertida em instância superior. Com informações da AGU.

Recurso Especial 1.401.560/MT

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!