Administração judiciária

Magistrados se reúnem na Paraíba para discutir boas práticas de gestão

Autor

28 de maio de 2014, 21h10

Para fomentar a discussão de boas práticas entre magistrados, ocorrerá, em João Pessoa, o I Encontro de Juízes Diretores de Fóruns do Judiciário da Paraíba. Durante o encontro, que acontece entre os dias 29 e 30 de maio, será colocada em pauta a padronização das práticas de gestão dos magistrados, alinhadas às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça e às orientações da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados.

O evento será aberto pela presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, às 19h do dia 29, no auditório do Fórum Cível da capital.

No encontro, os magistrados terão a oportunidade de trocar experiências e práticas de gestão, e será apresentada uma proposta de Padronização de Boas Práticas de Gestão de Pessoas e de Recursos para os fóruns, feita pela juíza , Agamenilde Dias Arruda, integrante da comissão organizadora e diretora do Fórum Cível. Ao defender a participação da magistratura no evento, a juíza lembrou que “um juiz já foi ou pode ser diretor de um fórum”.

Uma das presenças já confirmadas é a do secretário-geral da Enfam, juiz Paulo de Tarso Tamburini, além do conselheiro Saulo José Casali Bahia e do assessor da Presidência do CNJ juiz Luciano Athayde Chaves.

O tema da primeira palestra, “Política de atenção ao Primeiro Grau de Jurisdição”, será ministrado pelo juiz Rubens Curado Silveira, conselheiro do CNJ. No segundo dia, o juiz federal e conselheiro do CNJ Saulo José Casali Bahia abordará o tema “Eficiência no Poder Judiciário”, em palestra que começará às 8h.

O tema do Painel será sobre a “Identificação de Fatores Críticos de Sucesso Comuns à Eficiência de Fóruns”, que terá como facilitadores e consultores os professores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Ana Lúcia Carvalho e Arturo Felinto.

À tarde, a partir das 14h, o juiz Luciano Athayde Chaves, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, vai falar sobre “A governança Democrática no Poder Judiciário”. Já o tema da conferência, “A Formação e Aperfeiçoamento do Magistrado”, será abordado pelo juiz Paulo de Tarso Tamburini. Com informações do Tribunal de Justiça da Paraíba.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!