Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Quinto constitucional

Advogados tomam posse como desembargadores no TJ de São Paulo

Os advogados Alberto Grosson Jorge Junior e Ana Catarina Strauch tomaram posse nesta sexta-feira (23/5) como desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo. A cerimônia, no Salão do Júri do Palácio da Justiça, foi conduzida pelo presidente da corte, José Renato Nalini.

“Seus nome foram sufragados por raro consenso que se encontra nesta Casa. O Tribunal de Justiça está muito feliz por recepcioná-los, sabendo da experiência e da vida de trabalho que ostentam”, disse Nalini.

Orador do TJ-SP na ocasião, o desembargador Roberto Mac Cracken ressaltou a importância da presença de membros oriundos do quinto constitucional nas cortes. “[O quinto] vem prestando relevantíssimos serviços a esta egrégia corte. A partir da nomeação e posse todos são juízes, mas a estrutura eclética que a Constituição Federal oferece às cortes, no meu modesto ver, só as enriquecem.”

Luiz Flávio Borges D’Urso, diretor de Relações Institucionais da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, também elogiou o dispositivo constitucional. “É um instituto peculiar, que não existe em nenhum outro lugar do planeta. A oportunidade de poder integrar um colegiado traz melhoria à Justiça e aprimoramento da prestação jurisdicional”.

Segundo o artigo 94 da Carta Magna, um quinto dos lugares dos Tribunais Regionais Federais e estaduais será destinado a advogados e membros do Ministério Público com mais de dez anos de carreira.

Currículos
Formado em Direito pela Universidade de São Paulo, Alberto Jorge Junior iniciou sua carreira com estagiário em um escritório, em 1974. Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica paulista, também é professor e autor de obras jurídicas.

Nascida em São Paulo, Ana Strauch formou-se em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas em 1981. Sete anos depois, ingressou na advocacia, onde se destacou por atuar na Ordem dos Advogados do Brasil. Possui carreira acadêmica e especialização nas áreas Processual e de Família e Sucessões. Com informações da assessoria de imprensa do TJ-SP.

Revista Consultor Jurídico, 25 de maio de 2014, 16h37

Comentários de leitores

1 comentário

Advogados tomam posse como desembargadores no tj /sp

Anna Martha (Advogado Autônomo - Família)

Que a experiência de vida, muito mais que a profissional norteie de agora em diante a carreira desses colegas. Que os valores como a humildade e o auto conhecimento possam superar a técnica em qualquer julgamento. Muitos questionam a forma de ingresso, eu questiono apenas o passado pessoal e os valores que carregam porque Justiça mesmo só a divina, que eles sejam instrumentos de paz e equilibrio social. Que se recordem em cada decisão dos erros e acertos que compõem a bagagem pessoal pois muitos , indiferentes ao sofrimento que nos cerca, se esquivam como meio de defesa, que não se assemelhem a tantos outros julgadores que se arvoram em grandiosidade e pouca humanidade, inclusive com os mais próximos.

Comentários encerrados em 02/06/2014.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.