Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Administração e marketing

Feira da OAB-RJ revela preocupação de advogados com gestão de escritórios

Por 

Os advogados querem discutir mais a gestão e o marketing nos escritórios. Foi o que mostrou a terceira edição da feira jurídica OAB Expo, encerrada nesta quarta-feira (21/5). O tema foi o mais procurado pelos cerca de 2 mil participantes, entre advogados e estudantes de Direito, que visitaram os estandes e assistiram às palestras distribuídas entre os três dias do evento, realizado na sede da OAB do Rio de Janeiro.

De acordo com o advogado Diogo Hudson, organizador da OAB Expo e um dos palestrantes, gerência financeira e gestão de equipe, além de estratégias de captação de clientes, foram os tópicos mais concorridos entre as cerca de 50 palestras oferecidas gratuitamente.

“O advogado sente muita falta de saber mais sobre gestão, que é algo que ele realmente necessita no seu dia a dia, mas não encontra na graduação”, observa ele, que há sete anos dá cursos sobre coaching [processo em que um profissional (coach) ajuda o cliente a atingir um determinado objetivo] para advogados.

Ainda segundo Hudson, os advogados, tanto autônomos quanto sócios de grandes bancas, estão mais preocupados em conciliar a lentidão do Judiciário com a previsível cobrança dos clientes. O advogado observa que a proposta de inclusão de uma disciplina sobre gestão nos cursos de graduação de Direito já foi apresentada pela OAB Nacional.

Os estandes da OAB Expo refletiram essa procura com uma oferta variada, que incluiu editoras, cooperativas de crédito, seguradoras, empresas de software jurídicos, recrutamento e digitalização de processos, entre outros serviços ligados ao dia a dia da advocacia.

A feira também debateu temas nacionais, como o novo Código de Processo Civil. Na palestra de abertura, o vice-presidente da OAB-RJ, Ronaldo Cramer, assinalou que o novo CPC pode entrar em vigor ainda em 2014. "A aprovação desse diploma legal neste ano é quase certa, é do interesse do Senado também", disse, lembrando que, já aprovada no Senado e na Câmara, a matéria agora depende de revisão do Senado para ser seguir para sanção presidencial.

Uma novidade dessa edição foi a maior participação das faculdades de Direito. Segundo o vice-presidente da Comissão de Direito à Educação (CDE) da OAB-RJ, Rogério Borba, mais da metade delas enviou indicações de palestrantes. O resultado pode ser visto nas mesas, que contaram com presenças renomadas como as dos advogados Silvio Capanema e Luis Paulo Vieira de Carvalho, além dos desembargadores Paulo Rangel, Siro Darlan e do ex-presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro Sérgio Cavalieri.

Já consolidado como maior evento jurídico do estado, a OAB Expo se prepara para alçar novos voos. Em agosto, a seccional fluminense lançará uma edição dedicada ao interior do estado. Ao longo do mês, a OAB Expo passará uma semana em cada região: Baixada Fluminense, Região Serrana, Região dos Lagos e Sul fluminense. Essa edição será organizada em conjunto com as subseções e as faculdades de Direito locais. Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-RJ.

Clique aqui para acessar o site da OAB Expo.


 é correspondente da ConJur no Rio de Janeiro.

Revista Consultor Jurídico, 22 de maio de 2014, 11h23

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 30/05/2014.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.