Serviços públicos

Oficina do Ministério da Justiça visa revisar indicadores de acesso à Justiça

Autor

19 de maio de 2014, 16h36

A Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça promove a 1º Oficina Indicadores Nacionais de Acesso à Justiça. A ideia é que os representantes possam auxiliar o Ministério da Justiça a definir os rumos do desenvolvimento dos indicadores de acesso à Justiça, lançados em 2013. O evento acontece nesta terça-feira (20/5), a partir das 14h, no auditório do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (UnB), e reúne membros da academia e atores do Sistema de Justiça.

O Índice Nacional de Acesso à Justiça (Inaj) foi elaborado a partir de metodologia desenvolvida pela SRJ, em parceria com a UnB, para a construção do Atlas de Acesso à Justiça. O Atlas é um portal de serviços públicos, que ajuda os usuários a identificar e a localizar as unidades do Sistema de Justiça do Brasil de modo georreferenciado, considerando as dimensões judicial, essencial e extrajudicial. Atualmente, dois indicadores de acesso e quatro indicadores sobre o sistema de Justiça estão acessíveis.

Com o objetivo de promover o acesso à Justiça por meio do fortalecimento de políticas públicas, o SRJ vai mobilizar a comunidade acadêmica para discutir o tema. Representantes da UnB, IPEA, CNJ e membros da academia que trabalham com o tema vão expor e debater sobre conceitos básicos, elementos de medição, valoração e formulação de indicadores.

A oficina tem como meta três objetivos: Discutir e validar conceitos utilizados, em especial os de Acesso à Justiça e Sistema de Justiça; Revisar os indicadores, avaliando os impactos dos índices apresentados pela SRJ e a incorporação de elementos de medição e Reunir contribuições de acadêmicos das áreas de Direito, Ciências Sociais, Ciência Política, Gestão Pública, Informação e Tecnologia. Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Justiça.

Serviço
1º Oficina “Indicadores Nacionais de Acesso à Justiça”
Data: 20/5/14
Local: Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília (UnB)
Horário: 14h
 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!