Solução pacífica

Juiz marca audiência sobre ocupação próxima ao Itaquerão

Autor

9 de maio de 2014, 16h32

O juiz Celso Maziteli Neto, da 3ª Vara Cível do Foro Regional de Itaquera, em São Paulo, marcou para o dia 23 de maio audiência de conciliação para discutir a situação da ocupação conhecida como Copa do Povo, a quatro quilômetros do estádio Itaquerão, que abriga cerca de 2,5 mil famílias. Devem participar representantes da empresa Inpar Projeto 47 SPE Ltda, dona do terreno, e do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto.

O juiz afirmou que, quando há possibilidade de solução pacífica, “há o evidente interesse público a impor a realização de tentativa de composição amigável, o que se dá com amparo legal (artigo 125, IV, do Código de Processo Civil)”.

O juiz tomou a decisão após analisar recurso do MTST contra liminar que autoriza a ação de reintegração de posse, concedida pelo próprio Maziteli Neto. “Analisarei eventual expedição de mandado de reintegração de posse nesta oportunidade, se não tiver até lá havido a já determinada desocupação da área, bem como não sobrevir acordo em relação ao objeto deste litígio”, disse.

A ocupação foi um dos temas discutidos no encontro de representantes do MTST com a presidenta Dilma Rousseff (PT) e o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), na tarde desta quinta-feira (8/5). A reunião aconteceu antes da visita da presidenta ao Itaquerão, que receberá a abertura da Copa do Mundo.

Haddad também defendeu a busca de uma solução pacífica para a situação. “Estamos em diálogo com o movimento e também com o proprietário. O que nós queremos é que as pessoas possam apresentar as suas reivindicações pacificamente”, disse.

Mais cedo, o movimento tinha mostrado disposição de resistir a um eventual despejo.“Não queremos outro massacre do Pinheirinho. Nem que a imagem da Copa do Mundo no Brasil seja definitivamente marcada por um conflito violento e massacre de trabalhadores sem-teto”, afirmou, em nota, o MTST. Com informações da Agência Brasil.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!