Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Direito Financeiro

Heleno Torres é novo professor titular da USP

O advogado Heleno Taveira Torres (foto) é o novo professor titular de Direito Financeiro, do Departamento de Direito Econômico, Financeiro e Tributário da Faculdade de Direito da USP. A tese apresentada na última quarta-feira (7/5) foi aprovada por unanimidade. Ele argumentou sobre a Teoria da Constituição Financeira. O processo envolveu defesa de tese e prova de erudição.

A banca examinadora foi composta pelos professores titulares Régis Fernandes de Oliveira e Gilberto Bercovici (USP), Adilson Abreu Dallari (PUC-SP), Luiz Gonzaga Belluzo (Unicamp) e João Maurício Leitão Adeodato (UFPE).

Seu concorrente foi Estevão Horvath, que apresentou a tese "O orçamento no século XXI: tendências e expectativas". Mestre em Direito Tributário pela PUC-SP e doutor em Direito Financeiro e Tributário pela Universidade Autônoma de Madri, Horvath é professor de Direito Tributário na PUC-SP, professor-doutor de Direito Financeiro na USP e diretor acadêmico do Instituto Geraldo Ataliba — Idepe (Instituto Internacional de Direito Público e Empresarial). Horvath é procurador do estado de São Paulo e já foi chefe de gabinete da Secretaria da Justiça de SP.

Perfil
Heleno Torres é doutor pela PUC-SP, mestre pela Universidade Federal de Pernambuco e especialista pela Università di Roma em Direito Tributário. Também na USP, Torres é professor-associado de Direito Tributário desde 2003.

O professor é membro do Comitê Executivo da International Fiscal Association (IFA), do Conselho Executivo do Instituto Latino Americano de Derecho Tributario (ILADT), além de outras entidades internacionais.

É autor dos livros Direito constitucional tributário e segurança jurídica, Direito tributário e direito privado: autonomia privada, simulação e elusão tributária e Direito tributário das telecomunicações e satélites – Estudos e pareceres

Revista Consultor Jurídico, 9 de maio de 2014, 18h20

Comentários de leitores

2 comentários

Heleno Torres é o novo Professor titular da USP

Jozelia Nogueira (Advogado Sócio de Escritório - Tributária)

Parabéns ao Prof Heleno Torres, merecida a indicação, não somente pela sua competência e erudição, mas também porque concorreu com outro grande Professor que é o Estevão Horvath. Ambos saíram vitoriosos, porque puderam mostrar todo seu conhecimento, adquirido em anos a fio de estudos, aulas, debates, e muita reflexão.

Parabéns !

João Francisco, Monte Aprazível (Auditor Fiscal)

Com todo o respeito ao Prof. Estêvão, mas a indicação do Prof. Heleno Torres para titular do Departamento de Direito Econômico, Financeiro e Tributário da FD-USP deve ser recebida com grande júbilo por toda a comunidade franciscana. Pesquisador incansável e docente dedicado, não há como não parabenizar o Dr. Heleno Torres por mais esta notável conquista.

Comentários encerrados em 17/05/2014.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.