Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Eleições 2014

Conheça os protagonistas das eleições na área jurídica

Por 

A dois meses de começar oficialmente a disputa eleitoral, os principais pré-candidatos ao Planalto e ao governo paulista já definiram quem serão seus representantes quando a rivalidade chegar à Justiça. A exceção está na campanha que buscará a reeleição da presidente Dilma Rousseff, pois o PT ainda não fechou oficialmente com o advogado Márcio Silva, coordenador jurídico na disputa de 2010.

Em São Paulo, o nome já está definido: Marcelo Nobre, ex-conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, aceitou a tarefa de assessorar o ex-ministro Alexandre Padilha. O convite foi feito diretamente pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre os nomes escalados para o time de Nobre estão Karina Kufa, Leandro Petrin e Otton Funchal, além do criminalista Pierpaolo Cruz Bottini.

Marcelo Nobre participou na década de 1980 da campanha do pai, o ex-deputado federal Freitas Nobre (MDB/PMDB), quando ainda nem era graduado, e retoma o Direito Eleitoral após ficar mais de quatro anos no CNJ e dedicar-se a outras atividades, como a chefia de gabinete do ex-vice-prefeito de São Paulo Hélio Bicudo, na gestão Marta Suplicy (PT).

Antigo coordenador jurídico de Marta e advogado do prefeito Fernando Haddad na campanha de 2012, Hélio Silveira agora atuará ao lado de Paulo Skaf (PMDB) em nova tentativa do presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiesp) de assumir o governo estadual. Os dois já haviam trabalhado juntos nas eleições de 2010.

No caso do governador Geraldo Alckmin (PSDB), candidato à reeleição, repete-se a escolha do veterano Ricardo Penteado. Ele atua com o PSDB desde 1998 e foi o coordenador jurídico em campanhas de Alckmin em 2000, 2002, 2006, 2010 e 2014, tanto em candidaturas para o governo estadual quanto para a Prefeitura da capital e a Presidência da República. O advogado também repete a dobradinha com o colega José Eduardo Alckmin em processos que chegarem ao Tribunal Superior Eleitoral. Penteado ainda vai cuidar da área jurídica na campanha de Eduardo Campos (PSB), pré-candidato ao Planalto.

Outro presidenciável, o hoje senador Aécio Neves (PSDB) terá apoio de um colega de partido e de Congresso: o deputado federal Carlos Sampaio (SP), que já é o coordenador jurídico nacional do PSDB. Promotor de Justiça licenciado e professor de Direito Processual Penal, Sampaio tem mandatos sucessivos pelo partido desde 1993 — incluindo o de vereador de Campinas e de deputado estadual. Ele atuará com dois ex-ministros do TSE: Carlos Eduardo Caputo Bastos, que ficou na corte entre 1999 e 2010, e Marcelo Henriques Ribeiro, ministro entre 2003 e 2013.

Desafio digital
Quatro coordenadores ouvidos pela revista Consultor Jurídico apontaram a internet como uma das preocupações constantes durante a campanha. “Temos notado a forma crescente como a internet interfere no cotidiano das representações. É uma ferramenta cada vez mais importante na comunicação, e a legislação ainda não atende às minúcias do que é permitido ou não em sites, blogs e redes sociais [no cenário eleitoral]”, afirma o advogado Márcio Silva. “Como não se fazem mais grandes comícios e há restrições à propaganda de rua, os espaços que ganham maior intensidade são os de propaganda no rádio e na televisão — a propaganda eleitoral gratuita —, e na internet”, diz Hélio Silveira.

Ninguém nega que o volume de trabalho será extenso. “Acho que a campanha vai ser muito judicializada, mais que as últimas. Esse protagonismo que o Judiciário tem demonstrado também se dá em âmbito eleitoral”, afirma Marcelo Nobre. Ricardo Penteado aguarda o início oficial da campanha com um lema: “Eu brinco com uma frase do [filósofo] Sartre, que diz: ‘o inferno são os outros’”.

 

CAMPANHA ESTADUAL  
CandidatoAlexandre Padilha (PT)
CoordenadorMarcelo Nobre
Idade47 anos
Na área eleitoral desde1996 (com intervalo)

 

CAMPANHA ESTADUAL  
CandidatoGeraldo Alckmin (PSDB)
CoordenadorRicardo Penteado
Idade52 anos
Na área eleitoral desde1988

 

CAMPANHA ESTADUAL  
CandidatoPaulo Skaf (PMDB)
CoordenadorHélio Silveira
Idade47 anos
Na área eleitoral desde1998

 

CAMPANHA FEDERAL
CandidatoAécio Neves (PSDB)
CoordenadorCarlos Sampaio
Idade51 anos
Coordenador jurídico do PSDB desde2014

 

CAMPANHA FEDERAL
CandidataDilma Rousseff (PT)
CoordenadorMárcio Silva (ainda não confirmado)
Idade44 anos
Na área eleitoral desde1998

 

CAMPANHA FEDERAL
CandidatoEduardo Campos (PSB)
CoordenadorRicardo Penteado
Idade52 anos
Na área eleitoral desde1988

 

 é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 6 de maio de 2014, 10h25

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 14/05/2014.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.