Luto na advocacia

Morre o professor e advogado José Ignacio Botelho de Mesquita

Autor

21 de junho de 2014, 11h42

O advogado José Ignacio Botelho de Mesquita, professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, morreu na última sexta-feira (20/6) aos 78 anos. O corpo está sendo velado na manhã deste sábado (21/6) no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, e o enterro está marcado para as 15h no Cemitério de São Paulo.

Nascido em julho de 1935, Mesquita estudou no tradicional colégio São Luís e começou a graduação na USP em 1954. Entre 1959 e 1960, cursou a Faculdade de Direito de Madri após ganhar uma bolsa do Ministério das Relações Exteriores da Espanha. De volta ao Brasil e à USP, especializou-se em Direito Processual Civil e, em 1963, já era doutor em Ciências Sociais e Jurídicas. Logo começou a atuar como professor na Faculdade de Direito, na área então conhecida como Direito Judiciário Civil.

Botelho de Mesquita também foi membro do Instituto dos Advogados de São Paulo e sócio honorário da Associação dos Advogados de São Paulo. Fundou o Botelho de Mesquita Advogados, escritório com foco no Direito civil, empresarial e administrativo, com sede em São Paulo e Florianópolis.

No ano passado, foi homenageado com o lançamento do livro Processo Civil — Homenagem a José Ignacio Botelho de Mesquita (Editora Quartier Latin), coordenado por José Rogério Cruz e Tucci, Walter Piva Rodrigues e Rodolfo da Costa Manso Real Amadeo.

O Cemitério de São Paulo fica na rua Cardeal Arcoverde, 1217-A, em Pinheiros.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!