Notas Curtas

Advogado expulso do STF é recebido com abraços em evento da classe

Autor

16 de junho de 2014, 10h09

STF
Dois dias depois de ser retirado à força do STF por ordem do ministro Joaquim Barbosa, o advogado Luiz Fernando Pacheco (foto) foi recebido nesta sexta-feira (13/6) com abraços em evento no Jockey Club de São Paulo. Repleto de autoridades e membros da advocacia, o local sediava uma reunião-almoço do Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp).

Água mineral
Pacheco chegou atrasado e não conseguiu lugar em nenhuma das mesas, com dez cadeiras cada uma. Acabou sentando em uma mesa separada com a mulher. Na saída, definiu como “covardia” a divulgação de que seu comportamento na tribuna do Supremo teria relação com embriaguez. “Quem me viu na tribuna sabe que eu estava tão sóbrio como estou hoje”, afirmou. À sua frente havia uma taça com resto de água mineral.

Espiritualidade abusiva
O governo americano processou uma instituição de saúde de Long Island, em Nova York, por obrigar seus funcionários a praticar uma religião que se dedica a "curtir a felicidade". A seita é conhecida como "Onionhead" (cabeça-de-cebola). Nessa busca da felicidade, os funcionários são obrigados a orar para "agradecer a Deus pelo emprego" e a fazer declarações de amor a seus chefes, dizendo-lhes "eu te amo".

Produtividade passiva
Entre os rituais da "Onionhead", os funcionários devem acender velas no trabalho, discutir seus problemas pessoais com os colegas e manter o escritório à meia luz. Vários funcionários foram demitidos por se recusarem a participar das "atividades espirituais" da empresa ou foram deslocados de sua sala para um salão de atendimento telefônico a clientes. Em seu lugar, na sala desocupada, a empresa colocava uma estátua de Buda.

Na conta
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, José Renato Nalini, e o presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, assinaram dois convênios na última quarta-feira (11/6). Um deles trata dos serviços referentes às folhas de pagamento dos servidores do tribunal; o outro coloca o BB como instituição financeira onde serão feitos depósitos judiciais e créditos de precatórios.

Clima de Copa
Por determinação dos presidentes da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal, ministro Marco Aurélio, e da 2ª Turma, ministro Teori Zavascki, foram canceladas as sessões ordinárias dos dois colegiados no dia 17 de junho de 2014 (terça-feira), em razão do expediente da Secretaria do Tribunal ser no período da manhã. Na data, o Brasil faz seu segundo jogo na Copa do Mundo de futebol, contra o México.

Nova composição 1
Juiz federal da 2ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, Marcos Augusto de Sousa foi nomeado desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Ele foi promovido pelo critério de merecimento e ocupará a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador federal Catão Alves, ocorrida no dia 26 de novembro de 2013.

Nova composição 2
Tomou posse do TRF da 2ª Região a desembargadora federal Simone Schreiber. Ela assumiu ma vaga aberta com a aposentadoria do desembargador federal Raldênio Bonifacio Costa. Simone é especializada na legislação que trata dos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional e de lavagem de dinheiro.

Conexão ibérica
O jurista brasileiro Fabio Medina Osório, presidente do Instituto Internacional de Estudos de Direito do Estado (IIEDE), participou, neste sábado (14/6), do encontro da Escola de Catedráticos Eduardo Garcia de Enterría, na Espanha. O encontro ocorre desde 1976 e foi organizado pelo jurista espanhol, morto em 2013, para reunir seus discípulos de cátedra. Medina Osório é o único representante brasileiro na escola.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!