Ranking de Notícias

Expulsão de advogado da tribuna do Supremo foi destaque da semana

Autor

14 de junho de 2014, 18h46

Nesta semana uma cena chamou a atenção da comunidade jurídica no Supremo Tribunal Federal. Por ordem do presidente da corte, Joaquim Barbosa, o advogado Luiz Fernando Pacheco, que defende o ex-presidente do PT José Genoino, foi retirado da tribuna por seguranças quando reclamava da demora do ministro em pautar a análise de pedido para que seu cliente volte à prisão domiciliar. Advogados consultados pela ConJur criticaram o ocorrido. "Sequer na ditadura militar ousou-se ir tão longe contra o exercício da profissão de advogado", afirmou Marcus Vinicius Furtado Côelho, presidente da OAB. Clique aqui para ler a notícia.

Trabalho na Copa
A maioria dos tribunais decidiu alterar o expediente durante a Copa do Mundo 2014, que vai até o dia 13 de julho. Quase todos não terão expedientes nos dias de jogos do Brasil. Além disso, nos tribunais nas cidades-sedes da Copa também haverá mudança de horário devido aos jogos de outras seleções nestes locais. A ConJur fez uma tabela com os horários em cada tribunal. Clique aqui para ler a notícia.

Novas súmulas
A 3ª Seção do Superior Tribunal de Justiça, especializada no julgamento de processos criminais, aprovou, nesta quarta-feira (10/6), três novas súmulas. Elas são sobre furto qualificado, tráfico de drogas e posse de arma. As três súmulas aprovadas tiveram as teses fixadas anteriormente em julgamento de recurso especial sob o rito dos representativos de controvérsia, estabelecido no artigo 543-C do Código de Processo Civi. Clique aqui para ler a notícia.


ESPECIAIS

Entrevista de domingo
Para o ministro do Supremo e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Dias Toffolli, o Estado deveria agir apenas para coibir abusos, mas exerce tutela exagerada sobre liberdade do cidadão. Em entrevista à ConJur, o ministro afirmou que a Justiça só deve agir e interferir “quando o gol for de mão, ou quando a jogada for manifestamente ilegal”. A liberdade, diz ele, leva ao controle, enquanto a proibição leva à corrupção. Clique aqui para ler a entrevista. 

Coluna da semana
Na coluna Mercado Jurídico, o jornalista Marcos de Vasconcellos destaca a presença de dois escritórios brasileiros entre os 100 melhores do mundo pela Who’s Who Legal. A publicação jurídica internacional listou, na The Who’s Who Legal 100 2014, as bancas Pinheiro Neto Advogados e Veirano Advogados. Em textos sobre as bancas, o Pinheiro Neto é apontado não só como líder de mercado em seus serviços de advocacia, mas também pioneiro em projetos sociais. Já o Veirano, diz a Who’s Who Legal, manteve-se na vanguarda da nova cara do mercado jurídico brasileiro. Clique aqui para ler a coluna. 

Artigo da semana
Em artigo publicado no dia 7 de junho, o administrador Rodrigo Bertozzi e a advogada Lara Selem ensinam estratégias de marketing para construir uma marca jurídica na advocacia corporativa. "A construção de uma marca pessoal duradoura deve ser entendida como um projeto de longa duração. Muitos ainda vivem apenas o presente, esquecendo que os sonhos são inexplicavelmente substituídos pela tragédia do dia a dia", explicam. Clique aqui para ler o artigo.


Audiência
Medição do Google Analytics aponta que a ConJur recebeu 499,7 mil visitas e teve 889 mil visualizações de página de 6 a 12 de junho. A quinta-feira (11/06) foi o dia com mais acessos, quando o site recebeu 94,6 mil visitas.

Com 19,2 mil visitas, a notícia mais lida foi a do posicionamento do ministro Marco Aurélio sobre expulsão do advogado do ex-deputado José Genoino, Luiz Fernando Pacheco, do Plenário por Joaquim Barbosa. Segundo Marco Aurélio, o advogado tem direito à palavra e tal episódio não poderia ter ocorrido. Clique aqui para ler a notícia.

O segundo texto mais lido, com 14,2 mil acessos, foi a coluna Diário de Classe de Lenio Streck e Alexandre Morais da Rosa sobre o ensino atual dos cursinhos preparatórios que passam o conteúdo de maneira mastigada e que menospreza não apenas os órgãos do judiciário mas o ato de pensar dos candidatos. Clique aqui para ler o texto.


As 10 mais lidas
"Advogado tem direito à palavra", diz Marco Aurélio sobre expulsão de defensor
Passamos o fundo do poço e CNJ não é mais o que todo mundo pensa
Por ordem de Barbosa, advogado de Genoino é retirado à força do STF
STJ define valor de indenizações por danos morais
Veja como será o expediente dos tribunais durante a Copa do Mundo
Em nota, Barbosa diz que foi ameaçado pelo advogado de Genoino
Juiz com fome ou que almoçou mal deve julgar nossas causas?
Ato de desagravo em favor de Gerardo Grossi lota sessão na OAB-DF
Advogados criticam Barbosa por ter expulsado defensor de Genoino
Joaquim Barbosa suspende liminares que garantiam assentos iguais a defesa e MP


Manchetes da Semana 
Princípio da insignificância não se aplica a porte de droga, decide STJ
STJ aprova três novas súmulas sobre questões criminais controversas
Advogados criticam Barbosa por ter expulsado defensor de Genoino
Por ordem de Barbosa, advogado de Genoino é retirado à força do STF
STJ valida doação a cônjuge antes de casamento com separação de bens
Dívida tributária de até R$ 50 mil pode ser protestada em cartório
Lei Maria da Penha não se aplica a agressões entre duas mulheres
Veja como será o expediente dos tribunais durante a Copa do Mundo
Fisco não pode impedir atividades de devedores, dizem especialistas
Cabe Mandado de Segurança contra decisão do MP de arquivar inquérito
Processo judicial eletrônico do CNJ já funciona em 34 tribunais do país
Comissão do Senado planeja votar até julho lei sobre guerra fiscal de estados
"Excesso de controle estatal leva à corrupção", diz Dias Toffolli
Entidade quer definição de prerrogativas de advogado de departamento jurídico
Advogado pode sacar precatório e RPV com procuração dada no início da ação
Câmara dos Deputados deve votar nova Lei de Arbitragem na próxima semana
Ministros esperam que presidentes deem efetividade ao julgamento de teses

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!