Equilíbrio eleitoral

TSE manda Banco do Brasil retirar marca do governo federal de propaganda

Autor

19 de julho de 2014, 15h55

Agentes públicos não podem promover propaganda do governo nos três meses que antecedem as eleições, a fim de assegurar a igualdade de oportunidades entre os candidatos. Assim entendeu a ministra Maria Thereza de Assis Moura, do Tribunal Superior Eleitoral, ao determinar a imediata retirada do logotipo do governo federal em propagandas no site do Banco do Brasil, denominadas “Torcida Brasil” e “Por que Bom para Todos?”.

Em decisão liminar, a ministra atendeu pedido apresentado pela coligação Muda Brasil, do candidato à Presidência Aécio Neves (PSDB), que criticava a presença do logotipo do governo federal junto a mensagens sobre o país. Segundo a representação, identificar o atual governo ao final das mensagens vai de encontro ao que determina a Lei das Eleições, “ensejando medida necessária que tenha por fim de coibir a publicidade indevida”.  

TSE
Para a relatora (foto), a continuidade da veiculação poderia agravar os danos ocasionados pela conduta vedada e por comprometer o equilíbrio da disputa. 

“Em exame preliminar, próprio das medidas cautelares e sem fazer juízo de valor sobre o conteúdo das peças publicitárias, que serão objeto de exame no momento oportuno, por se tratar de matéria de mérito, tenho que, inquestionavelmente a partir de 5 de julho, não há lugar, como regra, para a realização de propaganda institucional típica por meio do uso de logomarca do governo federal”, disse a ministra. Com informações da Assessoria de Comunicação do TSE.

Clique aqui para ler a decisão.

RP 81.770

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!