Empréstimos antigos

Banco não é obrigado a repassar quaisquer valores recebidos após falência

Autor

10 de julho de 2014, 17h11

Bancos que entram em falência ou liquidação extrajudicial podem continuar recebendo valores pagos por tomadores de empréstimos se o financiamento foi feito antes da Lei 9.365/96. Embora a legislação proíba instituições financeiras nessas condições de receberem esse tipo de pagamento, a 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça avaliou que a medida vale apenas para os contratos firmados depois da vigência da lei.

O artigo 14 da Lei 9.365 diz que as quantias devem ser transferidas automaticamente ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ou à Agência Especial de Financiamento Industrial (Finame). Por isso, a Finame queria que a massa falida do Banco do Progresso repassasse R$ 9 milhões pagos nos últimos anos por pessoas que abriram crédito antes de 1996.

Como a liquidação extrajudicial ocorreu em fevereiro de 1997, a agência alegava que já se encontrava em vigor a nova regra. O pedido havia sido negado em primeira instância. De acordo com a sentença, os instrumentos de credenciamento e adesão do banco como agente financeiro não possuíam cláusula de sub-rogação (transferência de obrigação).

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais, entretanto, considerou que a aplicação da norma não ofende o princípio da irretroatividade das leis, pois ela trata do repasse automático nos casos de falência, liquidação extrajudicial e intervenção, independentemente do momento em que foram feitos os contratos de empréstimos.

Ato perfeito
No STJ, o ministro Luis Felipe Salomão, relator, avaliou que os créditos foram objeto de contrato que previa o repasse nas condições e com as garantias reconhecidas à época, concretizando, assim, ato jurídico perfeito. O ministro reconheceu que diversas normas processuais admitem a aplicação da “regra do isolamento dos atos processuais, segundo a qual a lei nova é aplicada aos atos pendentes tão logo entre em vigor, respeitados os atos já praticados e seus efeitos”. No entanto, o relator avaliou que a situação não se aplica ao artigo 14 da Lei 9.365.

“O dispositivo em comento longe está de ostentar algum viés processual, haja vista que, além de tratar de sub-rogação (instituto típico de direito material), instituiu o benefício legal que acabou por, em verdade, alterar a natureza e o direito de determinados créditos no processo falimentar, afetando diretamente a ordem de pagamento dos credores na falência”, disse Salomão. A norma é de direito material, afirmou. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.

REsp 1.166.781

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!