Penhora dos dízimos

Igreja Mundial deve repassar 10% de seu "faturamento" para a Band

Autor

3 de julho de 2014, 9h22

A Justiça de São Paulo determinou a penhora de 10% do faturamento bruto da Igreja Mundial do Poder de Deus, incluindo dízimos, doações e quaisquer outros tipos de arrecadações. A decisão do juiz Carlos Eduardo Borges Fantacini, da 26ª Vara Cível, foi proferida no dia 30 de junho em processo no qual o Grupo Bandeirantes cobra a igreja por ter deixado de pagar pelo espaço usado para veicular programas próprios no Canal 21. As empresas são defendidas pelo advogado Cristiano Zanin Martins, do escritório Teixeira, Martins & Advogados.

Comandada pelo apóstolo Valdemiro Santiago, a Mundial já havia tido contas penhoradas entre março e maio deste ano, mas o valor chegou a cerca de 25% dos R$ 8,9 milhões devidos. Agora, um administrador judicial deve fazer diligências para verificar se, a cada culto, por exemplo, parte do dinheiro entregue por fiéis será repassado à Band.

Também neste ano, em abril, a Justiça paulista considerou improcedente outra ação que pedia danos morais da revista IstoÉ por uma reportagem sobre a crise financeira da igreja.

Clique aqui para ler a decisão.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!