Concorrência desleal

RBS é condenada por uso de informação privilegiada

Autor

18 de janeiro de 2014, 6h14

Empresa que utiliza informação confidencial que não lhe pertence, obtida por meio de due diligence, comete crime de concorrência desleal, como tipifica o artigo 195 da Lei 9.279/96, que regula os direitos e as obrigações em relação à propriedade industrial. Baseada neste entendimento, a 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul condenou o jornal Zero Hora a pagar R$ 300 mil de indenização a titulo de reparação à imagem de uma empresa de eventos.

O que motivou a ação foi a Zero Hora Editora Jornalística ter promovido um evento similar — no mesmo nicho de mercado — a outro evento que seria promovido pela empresa autora da ação, que tinha contrato com o veículo para sua divulgação. Além disso, Horn Editora e Promotora de Eventos passava também por due dilligence, que a preparava para ser incorporada pelo grupo RBS.

A negociação fracassou porque, durante o processo, a RBS ficou sabendo que a empresa de eventos não tinha o registro da marca ‘‘ImovelClass’’, um de seus principais produtos, no Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

Pouco tempo depois, em abril de 2011, Zero Hora disparou um e-mail no mercado, anunciando o lançamento do ‘‘Salão Pense Imóveis’’, nos mesmos moldes do ‘‘Salão do Imóvel’’, promovido pela autora e objeto de contrato de divulgação/comercialização de cotas ainda vigente à época.

Com a decisão, o TJ-RS reformou sentença que havia extinguido ação indenizatória proposta contra o jornal, pertencente ao Grupo RBS. O colegiado indeferiu, no entanto, o pedido de danos materiais, porque a petição inicial não ofereceu parâmetros para o seu cálculo.

‘Não é juridicamente possível indenizar expectativa de direito, tendo em vista que os prejuízos de ordem material devem ser devidamente comprovados’’, explicou, no acórdão, o desembargador Jorge Luiz Lopes do Canto, que relatou a Apelação.

Conforme o relator, as empresas, quando entabulam contratações, devem atentar para os princípios da função social do contrato, da probidade e da boa-fé, conforme aludem os artigos 421 e 422 do Código Civil.

‘‘Ressalte-se, ainda, que a concorrência desleal pressupõe a prática ilícita para obtenção de clientela, atuando em evidente prejuízo dos concorrentes, sendo que aquela se caracteriza em função dos meios empregados que, no caso dos autos, seria a utilização do know-how da empresa autora para realizar eventos semelhantes, os quais teve acesso devido à negociação para aquisição da referida empresa, cuja fase pré-contratual visava, em verdade, obter estes dados para concorrer com a parte autora, usando o seu poderio econômico e conhecimento na área de marketing mediante os meios jornalísticos que detém’’, elucidou o desembargador-relator.

Clique aqui para ler a sentença.

Clique aqui para ler o acórdão. 

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!