Intercâmbio jurídico

Supremo firma acordos de cooperação com Judiciários do Mercosul

Autor

19 de dezembro de 2014, 5h56

Os poderes judiciários dos países que integram o Mercosul devem ficar mais próximos. O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowski, assinou na última terça-feira (17/12) dois acordos de cooperação para promover o maior intercâmbio dos magistrados brasileiros com os do bloco.

Um deles foi com a Associação dos Juízes Federais do Brasil. Segundo o presidente da Ajufe (Associação dos Juízes Federais), Antônio Cesar Bochenek, o convênio tem como objetivo apresentar o Judiciário brasileiro para os juízes estrangeiros e, ao mesmo tempo, possibilitar aos brasileiros conhecer sistemas judiciais, processamentos e tribunais de outros países.

“O intercâmbio dá maior visibilidade às ações do Judiciário brasileiro, recebe juristas e magistrados de outros países e envia juízes do Brasil para conhecer outros sistemas judiciários, além de verificar a influência entre eles”, afirmou.

Lewandowski destacou a importância da iniciativa, que pretende instituir uma “diplomacia judicial”. “Hoje, o Judiciário brasileiro, pela sua importância, pelo avanço tecnológico e pelas boas práticas, vem sendo reconhecido em vários países. Portanto, há uma crescente demanda desse intercâmbio”, disse.

Lewandowski também assinou a renovação de um convênio com a Universidade de Brasília para o Intercâmbio Acadêmico Jurídico-Cultural de alunos de Direito de países membros do Mercosul com estágio no STF. Com informações da assessoria de imprensa do STF

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!