Demanda alta

Atlas de Acesso à Justiça aponta aumento de 8% em número de advogados

Autor

18 de dezembro de 2014, 5h26

A Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça divulgou nesta quarta-feira (17/12) o novo Atlas de Acesso à Justiça. O documento traz dados e análises atualizados sobre a realidade judicial no país.

O secretário de Reforma do Judiciário, Flávio Crocce Caetano, apontou que houve aumento no número de advogados (8%) e defensores (7%) em 2013 em comparação a 2012, mas considerou que o número de profissionais ainda é insuficiente para democratizar o acesso à Justiça.

"Isso mostra que esse aumento é muito baixo para o que tem que ser feito. Nós temos que ter uma política nacional de acesso à Justiça, um estímulo muito forte para Defensoria Pública e também um incentivo muito forte para uma advocacia que chamamos de "advocacia solidária", porque um país que tem mais de 800 mil advogados pode utilizá-los também em processos de justiça para a população mais pobre", disse o secretário.

Caetano também falou sobre os esforços conjuntos entre os estados, a União, as Defensorias Públicas, a Ordem dos Advogados e demais órgãos, que podem apresentar projetos específicos para a advocacia solidária.

"Acreditamos na união de todos e temos ambiente político para isso. Todos estão irmanados com essa vontade, com essa convicção de que precisamos melhorar. É um ambiente muito favorável para que a gente consiga fazer uma política nacional de acesso à Justiça", destacou o secretário.

Objetivo
O Atlas de Acesso à Justiça foi concebido em 2012 com o objetivo de ser uma ferramenta de consulta para o cidadão, na qual ele possa tomar conhecimento de seus direitos fundamentais e das vias de acesso à Justiça em todas as partes do país.

A partir do documento, são estabelecidos planos de ação de políticas públicas para aperfeiçoar os sistemas de tutela jurídica e identificar os principais pontos que impedem os cidadãos de reclamarem seus direitos fundamentais básicos, especialmente nas regiões mais pobres do país. Com informações da Assessoria de Imprensa do Ministério da Justiça.

Clique aqui para ler o Atlas de Acesso à Justiça.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!