Mercado Jurídico

Advogados lançam nesta terça instituto para fomentar debates sobre compliance

Autor

9 de dezembro de 2014, 7h01

Spacca
Vedete da advocacia em 2014, o compliance teve forte crescimento, por conta da nova Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013). Com o intuito de fomentar e centralizar os debates sobre o tema e promover a compreensão do conceito de governança corporativa, será lançado, nesta terça-feira (9/12), o Instituto Compliance Brasil. A entidade será presidida pela advogada Sylvia Urquiza, sócia do escritório Urquiza, Pimentel e Fonti Associados, e já começa com um quadro de associados de peso: Arnaldo Figueiredo Tibyriçá, vice-presidente jurídico da Editora Abril; Luciano Malara, diretor jurídico e de compliance da Dell; Fernando Samaan Granzote, gerente jurídico da Bridgestone; Camila von Ancken, diretora de compliance da Google Brasil; e Luís Fernando Radulov Queiroz, diretor jurídico e de integridade da ABB. O evento de lançamento será às 17h, no escritório de Urquiza, na Rua Ferreira de Araújo, 202 — conjunto 71, em Pinheiros, São Paulo.

Das arábias
O Carlezzo Advogados Associados inaugurou um escritório na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes. Após completar dez anos em outubro deste ano, a banca chega à cidade que classifica como “hub de negócios e turismo, bem como centro de negócios no esporte na região”. A banca atua em colaboração com Saleh Alobeidli Advocates & Legal Consultants. A banca consultoria especializada sobre todos os aspectos ligados aos regulamentos da Fifa, transferências internacionais, contratos de jogadores e quaisquer disputas levadas a qualquer órgão da Fifa ou ao Tribunal Arbitral do Esporte.

Café pro bono
Na manhã desta quarta-feira (10/12), o Instituto Pro Bono vai fazer um café da manhã temático em São Paulo, para discutir a responsabilidade social exercida por advogados por meio da advocacia pro bono. O evento é patrocinado pelos escritórios Campos Mello Advogados; Demarest; TozziniFreire; Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados; Pinheiro Neto; e Machado Meyer Sendacz Opice Advogados. O instituto também conta com o apoio da Ford, da Appleseed, da Lacca e da LatinLawyer. Até agora, 80 pessoas já confirmaram presença. Informações pelo e-mail [email protected]

Parceria para fusões
O Aidar SBZ Advogados acaba de firmar parceria com Machado Melaré Advogados, escritório especializado em Fusões e Aquisições, Direito Societário e Operações Comerciais. Os escritórios unificam suas operações na Avenida Paulista, 1079, 15º andar. O objetivo do Aidar SBZ é expandir a atuação da sua área de negócios. A banca estima o crescimento de 30% da demanda corporativa até o final de 2015.

Brasil-Inglaterra
Foi lançada neste mês a Associação de Advogados Brasileiros e Ingleses. Entre os seus diretores está a advogada especialista em Comércio Exterior Carol Monteiro de Carvalho, sócia do Bichara Advogados. A iniciativa é da Lex Anglo-Brasil, inaugurada em 2013 em Londres, em parceria com o Conselho Federal da OAB, o Bar Council da Inglaterra e País de Gales e a Law Society da Inglaterra e País de Gales.

Passada a quarentena
Os desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro aposentados Antonio Cesar Siqueira e Luisa Cristina Bottrel Souza, que deixaram a toga em 2012, lançaram o escritório Siqueira e Bottrel Souza Advogados Associados. Siqueira foi presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro.

Arte e cidadania fiscal
O tributarista Eurico de Santi lança o livro Kafka, Alienação e Deformidade da Legalidade – Exercício do controle social rumo à cidadania fiscal (Selo Editorial Fiscosoft da Thomson Reuters), nesta quinta-feira (11/12) no Espaço Itaú de Cinema (Rua Augusta, 1.475 — SP) a partir das 18h. Às 17h, haverá sessão de cinema com trechos do filme O Processo.

Negócios de destaque
O Marcelo Tostes Advogados venceu o Prêmio Redejur de Melhores Práticas em três categorias — “Negócios Gerados: Maior Valor Efetivamente Recebido”, “Inovação e Sustentabilidade” e “Destaque Nacional”. Os demais vencedores da edição 2014 foram os escritórios Faria e Faria Advogados Associados, na categoria “Negócios Gerados: Ativação da Rede (Maior Quantidade de Escritórios Acionados no Período)”, e Nabas Legal, na “Destaque Internacional”. Já os advogados Eduardo Dantas e Jader da Silveira Marques foram os vencedores nas categorias “Contribuição Intelectual” e “Advogado do Ano”, respectivamente. A entrega dos prêmios foi feita dia 14 de novembro, em Florianópolis, durante o XXXV Encontro Redejur. 

Destaques tributários
A Associação Paulista de Estudos Tributários (Apet) elegeu o advogado Fernando Facury Scaff, professor da Faculdade de Direito da USP, como o tributarista de destaque do biênio 2013/2014. A entidade também apontou o livro Não Cumulatividade do ICMS e princípio da neutralidade tributária, de Oswaldo Santos de Carvalho como o melhor livro de Direito Tributário do biênio 2013/2014. A premiação foi entregue pelo tributarista Ives Gandra Martins.

Investidores nos EUA
Nos dias 9 (às 18h30h) e 10 (às 19h) de dezembro, o escritório Godke Silva & Rocha Advogados promoverá palestras sobre emissões de vistos norte-americanos para investidores e também mecanismos para investimento, incluindo imobiliários, no país.O palestrante será Jeffrey Marathas, sócio americano do Godke Silva & Rocha, que possui filial em Miami. Inscrições pelo e-mail [email protected]

Suporte a litígios
FTI Consulting, empresa de consultoria empresarial global manteve a primeira posição no Global Arbitration Review’s The international Who’s Who of Commercial Arbitration 2015 list — ranking de profissionais de avaliação de danos e de arbitragem (expert witness). A FTI Consulting está no topo da lista pelo quinto ano consecutivo com 31 expert witnesses seus e sua subsidiária Compass Lexecon compondo a lista.

Jeito de PME
Especializada em atender pequenas e médias empresas, Kátia Macedo, que faz coach de negócios para empresários está agora mirando nos escritórios de advocacia. Segundo ela, a falta de pensamento estratégico na advocacia gera limitação da produtividade, da organização e da delegação, onera sócios com o múltiplo papel de gestores do negócio, líderes, vendedores, agentes de relacionamento com clientes e responsáveis pela produção jurídica. Para se aproximar desse público, ela está, inclusive, terminando uma faculdade de Direito na PUC-RJ.

LL Advogados
As iniciais dos sobrenomes de Luiz Lessa — procurador do estado do Rio de Janeiro aposentado — e Marcello Lima — ex-MMX — dão nome ao LL Advogados, que inauguraram, em sociedade com Rodrigo Bueno, Leonardo Coelho, Rafael Véras e Bruno Feigelson. A banca tem como foco projetos de infraestrutura, mas atua também nas seguintes áreas: ambiental e fundiária; contratos; imobiliária; regulação e infraestrutura; portuária; minerária; energia; arbitragem, entretenimento; fusões e aquisições e joint ventures.  

Praia na Barra
O escritório Matias Advogados Associados abriu uma filial na Barra da Tijuca, na capital fluminense, por conta da crescente demanda na região. A banca também mudou sua sede, que fica no centro da cidade e reforçou sua equipe, que passa a contar com 43 advogados.

Comendador da República
O advogado Maurício de Figueiredo Corrêa da Veiga, sócio do Corrêa da Veiga Advogados, recebeu da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (Abrasci) a Comenda Dom Pedro I no grau Cavaleiresco de Comendador da República.

PELAS SOCIEDADES
O Tauil & Chequer Advogados acaba de contratar Paulo de Bessa Antunes e outros quatro advogados do grupo ambiental. Ex- Presidente da Comissão Permanente de Direito Ambiental do Instituto dos Advogados Brasileiros, Bessa é professor adjunto de Direito Ambiental da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e procurador regional da República aposentado. O advogado atuou como chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Rio de Janeiro.

O Motta, Fernandes Rocha Advogados anunciou a entrada de Luiz Gustavo Bezerra na banca, que desenvolverá a área de Meio Ambiente e Energia Renovável. Bezerra também atuará em administrativo; contencioso; infraestrutura e Direito Regulatório.

*Texto atualizado às 13h19 do dia 9 de dezembro de 2014.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!