Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Nova chance

Prazo para adesão ao Refis da Crise acaba na próxima segunda

Os contribuintes que têm dívidas com a União, vencidas até 31 de dezembro de 2013, têm até a próxima segunda-feira (25/8) para pedir o parcelamento do Refis da Crise, programa de renegociação de débitos federais. O programa para a adesão está disponível no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC).

O Refis da Crise prevê o parcelamento em até 180 meses (15 anos) de dívidas de pessoas físicas e jurídicas com a União. A renegociação abrange tanto tributos em atraso devidos à Receita Federal como débitos inscritos da dívida ativa da União, cobrados pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

Todos os parcelamentos terão isenção de encargos e descontos escalonados de multas e juros conforme o número de prestações. Em relação às multas de mora e de ofício, o abatimento varia de 100%, para débitos quitados à vista, a 60%, para dívidas parceladas em 180 meses. O desconto nos juros ficará entre 45% e 25% na mesma comparação.

Medida estendida
Criado em 2009, o Refis da Crise tinha como proposta original renegociar dívidas com a União vencidas até 2008. O programa foi reaberto no ano passado para incluir débitos vencidos até 2012, e fez o governo obter R$ 21,8 bilhões em receitas extraordinárias. O dinheiro ajudou no cumprimento da meta de esforço fiscal, em 2013. Neste ano, o governo decidiu ampliar o programa e permitiu o parcelamento de dívidas vencidas até 31 de dezembro do ano passado.

Os interessados devem obter certidão negativa de débitos ou certidão positiva, com efeito de negativação, para pedir o parcelamento. Os documentos podem ser acessados no site da Receita Federal, no campo “formulários”. Com informações da Agência Brasil.

 

Revista Consultor Jurídico, 23 de agosto de 2014, 15h06

Comentários de leitores

3 comentários

Honesto virou sinônimo de otário.

Radar (Bacharel)

Para que pagar os tributos em dia? Besta de quem o faz, quando é muito melhor embolsar os lucros e esperar por um novo refis, que não tardará. Triste é o país em que quem cumpre suas obrigações é visto como otário.

Refis - oportunidade

ffn (Advogado Associado a Escritório - Civil)

Um boa notícia para quem tem contas a acertar com a Receita, excelente oportunidade principalmente para as pessoas físicas, sugiro as autoridades competentes a prorrogação do prazo pelo menos até dia 31.08.14.

refis

davims (Administrador)

Tem certeza que é para pessoa fisica também?

Comentários encerrados em 31/08/2014.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.