Sem questionamento

Justiça do Egito dissolve braço político da Irmandade Muçulmana

Autor

9 de agosto de 2014, 14h28

A Corte Suprema Administrativa do Egito ordenou, nesta sábado (9/8), a dissolução definitiva do partido Liberdade e Justiça, braço politico da Irmandade Muçulmana, e a expropriação de todos os seus bens. Segundo reportagem do portal Exame, o tribunal, que também decidiu devolver os fundos do Liberdade e Justiça aos cofres estatais, considerou que houve violação à Lei dos Partidos, a qual proíbe a existência de siglas religiosas.

A corte, presidida pelo juiz Farid Nazif Tanagu, também pesou as diversas demandas judiciais que pediam a dissolução da sigla. A extinção não pode mais ser questionada. Pelo menos dez denúncias contra o partido tinham sido apresentadas por figuras públicas.

 Entre as irregularidades, está a alegação de que 80% do partido, assim como o processo de tomada de decisões, seja controlado pela Irmandade Muçulmana.

Além disso, segundo as ações, o partido "viola a necessidade de velar pela união nacional e a paz social" e é considerado "um dos braços de uma organização terrorista".

Esse é o mais recente golpe sofrido pelos islamitas. Em abril, outro tribunal proibiu "qualquer membro da Irmandade Muçulmana" de concorrer às próximas eleições parlamentares, que estão previstas para os próximos meses.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!