Última etapa

Plenário do Senado aprova indicação de Gurgel de Faria para o STJ

Autor

5 de agosto de 2014, 22h18

O Senado aprovou na noite desta terça-feira (5/8), por 53 votos a 4, a indicação do desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria para o Superior Tribunal de Justiça. A aprovação ocorreu no mesmo dia em que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Casa havia se manifestado de forma favorável.

O assunto foi para o plenário em regime de urgência após pedido do relator, o senador José Agripino (DEM-RN). Integrante do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Gurgel de Faria foi indicado pela presidente Dilma Rousseff para ocupar vaga deixada pela aposentadoria da ministra Eliana Calmon.

Ele teve como principal cabo eleitoral o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), presidente da Câmara dos Deputados, que telefonou para quase todos os ministros do STJ com um apelo em favor de Faria. O desembargador já havia disputado o cargo outras duas vezes.

Gurgel de Faria entrou na magistratura aos 23 anos, ao passar em concurso para juiz no Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, em Natal. Tornou-se o desembargador federal mais jovem do Brasil, quando, aos 30 anos, foi nomeado para o cargo no TRF-5. Com informações da Agência Senado.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!