Mercado Jurídico

Empresas buscam capilaridade em escritórios de advocacia

Autor

1 de abril de 2014, 8h42

Spacca
O leilão reverso de escritórios, em que empresas buscam o orçamento de várias bancas para decidir qual delas vai cuidar dos casos da companhia, não é mais apenas sobre preço e tamanho dos escritórios. Os departamentos jurídicos que lidam com o chamado “contencioso de massa” têm se preocupado cada vez mais com a capilaridade daqueles que vão contratar. Isso porque querem escritórios com grande alcance nacional, para depender cada vez menos de advogados correspondentes esporádicos. O diagnóstico é da gerente da Totvs Consulting, Simone Salomão.

Simone explica que o desejo dos departamentos jurídicos das grandes empresas é que os escritórios se responsabilizem mais pela atuação dos advogados fora das grandes capitais. É que a chamada “quarteirização”, em que escritórios terceirizados terceirizam o serviço a um correspondente, tem trazido problemas para as companhias. “Quarteirizados” têm ido à Justiça pedir vínculo empregatício com as empresas — e não apenas com os escritórios que os contrataram. “É preciso fazer um controle efetivo dos contratos feitos pelas bancas contratadas”, alerta a consultora.

Dinheiro do pré-sal
O Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados participou da viabilização de empréstimo-ponte de US$ 500 milhões para a Sete Brasil, fornecedora da Petrobras para o desenvolvimento sondas de exploração no pré-sal. A operação foi concretizada no dia 28 de fevereiro e envolveu o Banco do Brasil, Itaú Unibanco e Deutsche Bank Trust Company Americas, instituições assessoradas pelo escritório. “O Projeto Sondas é um dos principais projetos de infraestrutura na área de óleo e gás dos últimos anos”, afirma Alberto Faro, sócio da área de infraestrutura e financiamento de projetos da banca.

Negócio do ano
Os sócios Alexandre Chequer Victor Galante e o associado André Lemos, do Tauil & Chequer Advogados, ganharam o prêmio Deal of the Year (Negócio do Ano), da Latin Lawyer, na categoria "Regulatory", com o caso “Brazil´s first pre-salt ‘Libra’ bid round” ("Primeira rodada do leilão do campo de Libr"). O escritório assessorou a China National Offshore Oil Corporation (CNOOC) na compra dos direitos de exploração do campo de Libra. 

Novo ciclo
A tributarista Susy Gomes Hoffmann participará, no próximo dia 8 de abril, da sua última sessão como conselheira do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). Ela faz parte do órgão há 9 anos, tendo ocupado o posto de vice-presidente nos últimos quatro.

Banca sustentável
O escritório Aidar SBZ lançou, no último dia 26 de março, a política ambiental Aidar+Verde — projeto que procura incorporar a percepção de sustentabilidade nos colaboradores e clientes. O foco é a redução de resíduos sólidos. O lançamento contou com a participação do secretário do Meio Ambiente de São Paulo Bruno Covas.

Menos de 40
Ana Paula Martinez, sócia do Levy & Salomão Advogados, venceu o prêmio da Global Competition Review, o GCR Awards 2014, na categoria “Advogado do Ano – Abaixo de 40”. Mais de 3 mil advogados e diretores jurídicos de todo o mundo participaram da votação para a escolha dos vencedores. A cerimônia de premiação foi em Washington (EUA).

Bola em campo
O escritório gaúcho Souto Correa Advogados foi contratado pela Fifa e pelo Comitê Organizador Local da Copa do Mundo para atendê-los em Porto Alegre. A cidade sediará cinco jogos da Copa.

Corrupção nas empresas
O escritório Bornholdt Advogados promove no dia 8 de abril, em Joinville (SC), um debate sobre a a nova Lei Anticorrupção e a mudança na vida das empresas que a norma traz. O evento acontecerá na sede da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) para clientes e convidados. Informações pelo telefone (47) 3451-5700 ou pelo e-mail [email protected].

Investimentos em pauta
Os advogados Leonardo Morato e Eduardo Alves Lima, sócios do Tauil & Chequer Advogados, participarão do Bonds, Loans and Derivatives Brazil, conferência da área financeira, que acontecerá em São Paulo nos dias 2 e 3 de abril. Questões sobre empréstimos e investimentos serão discutidas, tendo como foco os desenvolvimentos na área de créditos e mercados derivativos no Brasil. Mais informações no site do evento. 

Governança corporativa
A advogada Marta Viegas, sócia de TozziniFreire Advogados, foi eleita para o Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), para o biênio 2014-2016. Ela tem experiência em fusões e aquisições, joint ventures, reestruturações societárias e negociação de contratos.

Jurídico da logística
FM Logistic anuncia Eduardo Furtado como diretor jurídico da empresa no Brasil. Tendo como base o escritório de São Paulo, o executivo terá como objetivo a estruturação das atividades da área jurídica no país. A área gerenciará contenciosos, elaborará e aprovará contratos com clientes e fornecedores, além de consolidar ações sobre governança corporativa.

Responsabilidade na América
Fábio Medina Osório será uma das atrações da 5ª Jornada Latino-Americana de Direito Administrativo, que acontece em Buenos Aires, entre os dias 9 e 11 de abril. Ele palestrará sobre a responsabilidade do Estado no Direito Comparado, acompanhado pelos juristas Alejandro Uslenghi, Percy Mogollón e William Barrera. Os três abordarão o tema com ênfase nas realidades do Brasil, Colômbia e Peru.

Deprtamentos e escritórios
O Barbosa, Müssnich & Aragão e a Association of Corporate Counsel (ACC) farão evento em parceria no próximo dia 16, com o tema “O Advogado Corporativo como parte da administração do negócio: Demonstrando o Valor do Departamento Jurídico”.

Motivos da demissão
A demissão imotivada será debatida pelo escritório Crivelli Advogados Associados no próximo dia 3 de abril, em Brasília. Em evento no hotel Mercure Brasília Líder, advogados da banca debaterão como a motivação da dispensa é julgada no Supremo Tribunal Federal e no Tribunal Superior do Trabalho e a Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho — contrária à dispensa sem motivo. A confirmação de presença deve ser feita pelos telefones 3004-2040 (nacional) ou (11) 3376-0131, ou via e-mail: [email protected].

Ambiente no RS
A advogada Mariana Níquel, da banca Scalzilli.Fmv Advogados e Associados, foi designada pela Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul para atuar como membro da Comissão de Direito Ambiental da instituição.

Mudança geral
Fragata e Antunes Advogados mudou sua filial do Rio de Janeiro para a Rua da Alfândega, 91, no centro da cidade, onde passa a ocupar dois andares (15° e 16°), numa área total de mil metros quadrados. O escritório de Belo Horizonte também está em novo endereço: Rua Tenente Brito Melo, 1.223, 3° andar, Barro Preto.

PELAS SOCIEDADES

O Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados tem seis novos sócios. No escritório do Rio de Janeiro, Claudio Oksenberg entrou como sócio da área de prática societária. Em São Paulo, entram Ana Carolina Lima Nomura e Bruno Mastriani Simões Tuca, na área de mercado de capitais; Camila Leal Calais e Luciana Dias Prado, na área de seguros, resseguros e previdência; e Fabiano Ricardo Luz de Brito, na área de infraestrutura.

O escritório Araújo e Policastro tem agora o advogado Eduardo Correa Fazoli como sócio em sua área empresarial. Há mais de 20 anos no mercado, Fazoli já passou por diversos escritórios, entre os quais Trigueiro Fontes Advogados; TozziniFreire Advogados; e Pinheiro Neto Advogados.

Luis Carlos Galvão é o novo sócio do Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados. Com experiência em cargos executivos e de liderança jurídica, Galvão será o diretor empresarial do escritório, atuando nas áreas de fusões e aquisições, concorrencial e investimento estrangeiro. Nos últimos 22 anos o advogado esteve na Unilever, onde ocupou o posto de vice-presidente jurídico para a América Latina.

Gisele Arantes, especialista em Direito Digital é a nova sócia do Assis e Mendes Advogados. A advogada será a responsável pela área de resposta a incidentes, envolvendo questões decorrentes do mau uso da internet ou de ferramentas eletrônicas. Com mais de 22 anos de atuação na área de tecnologia da informação, há oito anos Gisele Arantes atua especificamente no contencioso cível e criminal, em demandas que envolvam práticas ilícitas através dos meios eletrônicos.

O advogado tributarista Sergio André Rocha acaba de integrar o quadro de sócios titulares de Andrade Advogados Associados. Ele foi sócio de consultoria tributária internacional Ernst e Young Terco e é professor de Direito Financeiro e Tributário da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!