Procurador-geral da República

Diário Oficial publica nomeação de Rodrigo Janot

Autor

12 de setembro de 2013, 14h23

Foi publicada na edição desta quinta-feira (12/9) do Diário Oficial da União a nomeação de Rodrigo Janot Monteiro de Barros para o cargo de procurador-geral da República. Com isso, a presidente Dilma Rousseff pode agora empossar Janot. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, é procurador da República desde 1984.

Mais votado entre os três nomes que compunham lista analisada pela Associação Nacional dos Procuradores da República, Janot foi indicado pela presidente. Após passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, seu nome foi aprovado em plenário na terça-feira (10/9).

Até 1987, atuou como procurador-chefe substituto da Procuradoria da República no Distrito Federal, sendo promovido posteriormente a procurador regional da República. Em 2003, foi promovido a subprocurador-geral da República, com atuação perante o Supremo Tribunal Federal. Entre 1995 e 1997, Janot presidiu a Associação Nacional dos Procuradores da República. Ele também integrou, por três vezes, o Conselho Superior do Ministério Público Federal.

Mestre em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, Janot tem especialização em Direito do Consumidor e meio ambiente pela Escola Superior de Estudos Universitários de S. Anna, na Itália. Assim como eu antecessor Roberto Gurgel, Rodrigo Janot é um dos membros originais do chamado "grupo tuiuiú", conhecido por sua oposição a Geraldo Brindeiro, procurador-geral da República durante o governo FHC até junho de 2003. Com informações da Assessoria de Imprensa da Procuradoria-geral da República.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!