Problema de Estado

Barbosa reitera discurso contra corrupção durante evento

Autor

19 de novembro de 2013, 14h50

O ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, afirmou na segunda-feira (18/11) que “o alto índice de corrupção” é “um dos grandes problemas do Estado brasileiro” e disse que o Judiciário “não pode ser insensível a isso”. A declaração foi dada na abertura do VII Encontro Nacional do Judiciário, que reúne presidentes e corregedores de todos os tribunais brasileiros em Belém.

Carlos Humberto/SCO/STF
Ele propôs que os tribunais mantenham uma meta do CNJ que prioriza o julgamento de processos de improbidade administrativa e de crimes contra a administração pública. A atual Meta 18 prevê que os casos distribuídos até 2011 sejam julgados até o final deste ano. A ideia é estender a ideia para 2014.

O ministro também afirmou ainda que a primeira instância dos tribunais apresenta uma série de problemas de gestão. “É gritante — e não há outro adjetivo para definir — a diferença existente entre as realidades do primeiro e do segundo grau de jurisdição, aparentemente, a separar magistrados das duas instâncias, como se se tratasse de categorias profissionais diferentes”, disse. Barbosa afirmou que esse deve ser um dos principais focos de atenção no Judiciário.

O encontro, promovido no Hangar do Centro de Convenções de Belém, será encerrado no fim desta terça-feira (19/11), com a divulgação de metas para os próximos anos. Com informações da Agência CNJ de Notícias.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!