Perto da prescrição

Ação contra Collor está pronta para julgamento no STF

Autor

14 de novembro de 2013, 17h55

A Ação Penal a que responde o ex-presidente Fernando Collor pela acusação de desviar recursos públicos por meio de contratos fraudulentos de publicidade está pronta para ir a julgamento no Supremo Tribunal Federal. Em despacho desta quinta-feira (14/11), o ministro Dias Toffoli, revisor do caso, avisou que concluiu seu voto e encaminhou o caso a julgamento.

O processo ficou quatro anos parado no gabinete da ministra Cármen Lúcia, relatora do caso. Na quarta-feira (13/11), foi encaminhado a Dias Toffoli. Por sua vez, o ministro remeteu a Ação Penal à Presidência do Supremo. Cabe agora ao presidente Joaquim Barbosa definir a data do julgamento.

Collor foi denunciado pelo Ministério Público Federal sob acusação dos crimes de peculato, corrupção passiva e falsidade ideológica ainda quando era presidente (1990-1992). O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, chegou a enviar na semana passada um pedido de urgência a Cármen Lúcia, por conta dos prazos prescricionais. O crime de falsidade ideológica já prescreveu, e os demais podem ter destino semelhante.

AP 465

*Notícia alterada às 16h30 da sexta-feira (15/11) para acréscimo de informações.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!