Quinto constitucional

Mônica Sardas toma posse no Tribunal de Justiça do RJ

Autor

25 de março de 2013, 15h09

A procuradora de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro Mônica de Faria Sardas toma posse nesta segunda-feira (25/3) no cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça. Nomeada pelo governador Sérgio Cabral (PMDB), ela foi designada para atuar na 2ª Câmara Cível do TJ-RJ e vai ocupar a vaga aberta em decorrência da aposentadoria da desembargadora Maria Henriqueta do Amaral Fonseca Lobo.

A procuradora foi escolhida com base em lista tríplice encaminhada pelo Tribunal Pleno para o preenchimento da vaga do quinto constitucional destinada a membros da Promotoria. Também integraram a lista a procuradora Laíse Helena Silva Macedo e o promotor Bruno Ferolla.

Mônica Sardas concorria ao cargo há três anos. “É uma experiência nova que segue os passos de minha mãe, também desembargadora. Não se trata de oxigenar o judiciário, como se diz com frequência, mas de uma busca pelo enriquecimento da minha vida profissional”, afirmou, fazendo referência à atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral do estado, a desembargadora Letícia de Faria Sardas.

“No Brasil temos pais com filhos ou filhas, ambos desembargadores, mas mãe e filha não há em nenhum dos tribunais de justiça no país. Para mim isso é de uma grande emoção. Já venho de uma emoção que é a de ser a primeira mulher Presidente do TRE, em 82 anos. Vejo como uma evolução de um movimento feminino que dá continuidade a um caminho aberto por mulheres que, no passado, saíram de suas casas para assumir postos de trabalho”, afirmou a presidente do TRE-RJ.

Há 22 anos no Ministério Público, Mônica Sardas é formada em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pela Escola da Magistratura do Estado do Rio (Emerj). A cerimônia de posse está marcada para 17h, na sede do TJ-RJ. Com informações da Assessoria de Imprensa do MP-RJ.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!