Edital publicado

Inscrições para Exame da Ordem vão até dia 8 de abril

Autor

22 de março de 2013, 12h20

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou nesta sexta-feira (22) o edital de abertura do X Exame de Ordem Unificado. As inscrições, exclusivamente pela internet, terão início às 14h desta sexta-feira (22/3) e se estendem até às 23h59 do dia 8 de abril de 2013. No momento da inscrição, o examinando deverá optar em qual cidade deseja fazer a prova.

A primeira fase (prova objetiva), com 80 questões, está prevista para o dia 28 de abril e a segunda (prova prático-profissional), para a qual só se submeterão aqueles que forem aprovados na primeira, está prevista para o dia 16 de junho de 2013.

Houve mudança no horário das provas, que agora terão início às 13h, seguindo o horário de Brasília, e não mais às 14h, como vinha ocorrendo. Os candidatos terão cinco horas para terminar as provas. Os locais de realização de prova serão divulgados no site do Conselho Federal da OAB e nos endereços eletrônicos das seccionais na data provável de 10 de junho de 2013.

O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão prestá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou do nono e décimo semestres. O Exame da Ordem é aplicado nacionalmente pela OAB como requisito obrigatório para que o bacharel em Direito ingresse nos quadros da advocacia, conforme prevê o artigo 8º, inciso IV, da Lei 8.906/1994.

Este ano serão três edições do exame: esta e duas outras nos meses de julho e novembro deste ano. O XI Exame de Ordem Unificado terá inscrições abertas a partir do dia 12 de julho. A previsão é que a primeira fase aconteça no dia 18 de agosto e a segunda, em 6 de outubro. Já o último Exame de Ordem do ano terá inscrições a partir do dia 4 de novembro de 2013, com a primeira fase prevista para o dia 8 de dezembro e a segunda para 2 de fevereiro de 2014. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!