Consultor Jurídico

Colunas

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Mercado Jurídico

Ex-CEO do Tozzini Freire abre consultoria para bancas

Por 

Ricardo Ariani, que foi CEO do Tozzini Freire Advogados por 15 anos, criou uma consultoria voltada para a administração de escritórios de advocacia. Administrador e advogado, Ariani liderou a banca de 1995, quando ela tinha menos de 25 advogados, a 2010, quando o número de profissionais chegou a mais de 400. Depois de um ano em período "sabático" em que cuidou de questões pessoais, o advogado agora está à frente da Ariani Consultores, em atividade que desenvolve desde o ano passado para auxiliar amigos e que quer tornar mais profissional. 

"Nos cinco anos da faculdade de Direito, nunca ouvi a palavra 'cliente'", brinca Ariani. Com o sócio, o psicólogo organizacional Carlos Eduardo Lacaz, ele pretende mostrar às bancas o caminho para que a qualidade técnica seja percebida por aqueles que estão contratando o serviço. "Muitas vezes o cliente pergunta uma coisa e recebe um documento de 15 laudas cheio de citações em latim como resposta. Ele, como leigo, não vai conseguir notar a importância daquilo", exemplifica. A consultoria já tem quatro clientes: Machado Associados; Pompeu, Longo, Kignel e Cipullo Advogados; Vieira, Rezende, Barbosa e Guerreiro Advogados; e Gusmão e Labrunie Advogados. A meta para 2013 é dobrar esse número. "Não vamos aumentar muito a carteira porque a ideia é acompanhar de perto cada um dos trabalhos", explica Ariani.


Associação tributária
O escritório Pompeu, Longo, Kignel e Cipullo Advogados tem agora o reforço da banca Pasqualin Advogados, com a qual se associou. Assim, chega ao PLKC Roberto Pasqualin, presidente do Centro de Arbitragem da Câmara Americana de Comércio (Amcham), com passagem pelo Demarest e Almeida Advogados e pela Pricewaterhouse Coopers, e Priscila Pasqualin Afonso de Souza, que também já passou pelo Demarest e Almeida. Os dois, junto com a equipe do Pasqualin Advogados, passam a integrar o departamento de Direito Tributário e Societário do PLKC. Roberto chega com a missão de implantar uma nova área: Arbitragem e Mediação. Priscila será responsável pela implantação da área de Terceiro Setor.


Melhor idade
O Demarest e Almeida comemora, este ano, 65 anos. Diz-se no mercado que a banca prepara algo grandioso para comemorar. No dia 17 de abril será a festa de celebração.


Cinquentão
O Gouvêa Advogados Associados comemorou, no Jockey do Rio de Janeiro, seu aniversário de 50 anos. A banca foi fundada por Luiz Gouvêa, formado em 1962, que se afastou do escritório durante sua atuação como juiz do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, entre 1973 e 1988. Com a colaboração dos filhos Luciana Gusmão de Souza Gouvêa e Eduardo Souza Gouvêa e do irmão Elcy Luiz Gouvêa, que também esteve à frente do escritório, o advogado soma hoje em sua carteira mais de mil ações contra o Estado e suas autarquias.


De bike
O escritório Madrona Hong Mazzuco Brandão Sociedade de Advogados (MHM) firmou parceria com a Courrieros, empresa que faz entregas de documentos com o uso de bicicletas. As encomendas são rastreadas via iPhone. Com o uso da bicicleta (cujo raio de atuação é de 9 km a partir do bairro de Pinheiros), a entrega de documentos evitará o trânsito, além de ser 100% sustentável. Segundo contagem do escritório, a cada quilômetro rodado pelos ciclistas em entregas para o MHM, poupa-se o uso de 50 a 100 ml de gasolina, o que deixa de emitir 90g de gases poluentes na atmosfera.


Devedores rastreados
Com o objetivo de melhorar o desempenho na localização de pessoas, buscando maior resultado nas ações que visam a recuperação de crédito, a G. Figueiredo e Advogados Associados investiu na ferramenta ZipOnline da ZipCode, empresa especializada em informações para diversos segmentos. O sistema é responsável por dar acesso a dados cadastrais de consumidores e empresas presentes na base de dados da ZipCode. O acesso é feito pela internet, retornando com dados cadastrais atualizados e que permitem localizar pessoas e, segundo a companhia, agilizar o processo de recuperação de crédito.


Medalhas de Ouro
Altamiro Boscoli, do Demarest e Almeida Advogados, receberá o prêmio Lifetime Achievement pela Latin Lawyer, em cerimônia nesta terça-feira (19/3). Também será premiado Samuel García-Cuéllar, do Creel,García-Cuéllar, Aiza y Enriquez SC.

O Pinheiro Neto Advogados foi eleito o “Melhor Escritório de Advocacia da América Latina”, segundo o diretório internacional Chambers and Partners. O anúncio oficial foi feito no site da publicação. A lista de escritórios concorrentes ao prêmio foi estabelecida pelos editores da publicação, com base em pesquisas feitas para a edição 2013 do diretório.


Assistência e saúde
Os sócios Marco Deluiggi e Anna Cecilia R. da Costa, do  escritório Castro, Barros, Sobral, Gomes Advogados, estruturaram a joint venture que criou a Tempo Multiasistencia, parceria entre a Tempo Assist, empresa de serviços e saúde do fundo de private equity GP Investments, e o grupo espanhol Multiasistencia, líder na área de assistência residencial na Espanha, França e Portugal. A banca assessorou na negociação, elaboração e assinatura dos documentos. A Tempo Multiasistencia terá sede em São Paulo e vai prover serviços como consertos e obras em domicílios e empresas com o objetivo de reduzir a sinistralidade da seguradora.


Ucrânia-Brasil
A Perrotti e Barrueco Advogados Associados, atuante na área de assessoramento jurídico-empresarial, acaba de fechar parceria com o escritório ucraniano Limited Liability Company. Com isso, clientes da Perrotti e Barrueco que estiverem na Ucrânia ou que possuam alguma demanda no país poderão ser atendidos com um suporte diferenciado. O mesmo é válido para clientes do escritório ucraniano que contam com todo o apoio da Perrotti e Barrueco no Brasil.


Mineração premiada
O projeto de mineração do grupo canadense Largo Resources foi reconhecido como negócio do ano da América Latina, ao vencer a categoria “Latin American Mining Deal of the Year” da premiação Project Finance Deal of the Year, da Euromoney. O escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados liderou o trabalho com escritórios de outros países e assessorou os bancos envolvidos nas fases do projeto, incluindo due diligence sobre o Greenfield — projeto que busca financiamento desde o início das obras — para a construção, operação, manutenção e exploração de minas de vanádio em Maracás, na Bahia.


Mudança na Apimec
Eduardo Boccuzzi
, sócio-fundador de Boccuzzi Advogados Associados, assumiu a presidência do Conselho de Supervisão dos Analistas de Valores Mobiliários (CSA) da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec). O conselho é composto por nove pessoas, que, entre suas competências, julgam processos administrativos instaurados para apurar desvios de conduta de analistas de valores mobiliários, além de orientar o trabalho da Superintendência de Supervisão do Analista de Valores Mobiliários. A Apimec é a entidade autorreguladora da profissão de analista.


Reunião de tributaristas
O recém lançado PIS e Cofins à luz da jurisprudência do CARF, que discute o entendimento do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais sobre os tributos, organizado por Marcelo Magalhães Peixoto e Gilberto de Castro Moreira Junior, traz contribuições de tributaristas tarimbados, como Maurício Pereira Faro, do Barbosa Müssnich e Aragão; Marco Aurélio Greco, da Direito GV; e Pedro Guilherme Accorsi Lunardelli, da Advocacia Lunardelli.


Na rede
O escritório Libertuci Advogados Associados lançou, no último dia 6, um site com o qual pretende “simplificar o juridiquês” para leigos e especializados. O Justo na Lei pretende levar ao público em geral informações sobre temas jurídicos que vão desde assuntos do dia a dia, com a análise do noticiário sobre questões legais e jurídicas, até outros mais abrangentes, como votações do Supremo Tribunal Federal e suas implicações na sociedade.

O escritório de Direito Empresarial Madrona Hong Mazzuco Brandão está com novo site. Com versões em português e inglês, a página traz informações sobre as áreas de atuação do escritório, perfis dos sócios e associados, além das principais notícias do setor. Segundo o sócio Byung Soo Hong, tanto os canais em mídias sociais quanto o site reformulado demonstram o compromisso do escritório em aprimorar os canais de comunicação com seus clientes e jovens talentos. 

O De Luca e Advogados Associados também reformulou seu site. Agora, deu mais destaque aos parceiros da banca, que são João Barbieri, Sonia R. Arrojo e Drigo e Denilton G. de Salles. A página também traz o nome de Lázaro Martins de Souza Filho, que entrou na banca como associado e consultor.


Novo endereço
Silveiro Advogados inaugurou novo escritório para sua filial na capital paulista, na Avenida Engenheiro Luiz Carlos Berrini, 1.511, 12º andar. A mudança, segundo a banca, é consequência de bons resultados da filial paulista. Um dos diferenciais é a tecnologia da informação que possibilita integração total com a matriz gaúcha e a gestão virtual de mais de 2,5 mil processos ativos com segurança.


Mudanças na OAB
A advogada Karyna Saraiva Leão Gaya, sócia do Trigueiro Fontes Advogados, é a nova presidente da Comissão de Estágio Profissional da Ordem dos Advogados do Brasil do Ceará. O trabalho da comissão é dar encaminhamento aos processos de credenciamento de escritórios de advocacia para receber estagiários, além de estimular o estágio oficial. Karyna também é conselheira da OAB do Ceará e secretária-geral da Comissão de Administração Legal da seccional cearense da Ordem.

O advogado Rodrigo Ribeiro, sócio do escritório Barros Ribeiro Advogados Associados, foi empossado em no último dia 5 na Comissão de Direito Imobiliário da OAB do Rio de Janeiro.

O conselheiro Jarbas Andrade Machioni foi nomeado pelo presidente da OAB de São Paulo, Marcos da Costa, para presidir a Comissão de Direito Tributário da seccional paulista.

O especialista em Direito Societário do Cabanellos Schuh Advogados Associados, Lucas Martins Dias, integra a Comissão de Sociedade de Advogados (CSA) da OAB do Rio Grande do Sul. O grupo, empossado para o triênio 2013/2015, trabalha na análise de contratos sociais, alterações e dúvidas dos profissionais em relação à estrutura societária das sociedades de advogados. Esse é o segundo mandato de Dias na CSA da Ordem gaúcha.


PELAS SOCIEDADES
Bichara, Barata & Costa Advogados está com dois novos sócios: Luciana Gil Ferreira e José Renato de Lima Gasparini. Ela entra para reestruturar e expandir a área ambiental do escritório. Ele servirá para ampliar a atuação da banca na área imobiliária. Luciana foi coordenadora da área ambiental do Siqueira Castro Advogados, onde trabalhou por três anos. Gasparini atuou recentemente no Felsberg e Associados.

Paulo Sogayar Jr. chega ao Azevedo Sette Advogados para coordenar e ampliar a área de seguros, resseguros, previdência complementar e saúde. Formado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1993, é mestre em  Direito Comercial com foco em seguros pela Universidade de Bristol, Inglaterra.

 é chefe de redação da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 19 de março de 2013, 9h53

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 27/03/2013.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.