Defesa de personalidades

Advogado Olivier Metzner é encontrado morto

Autor

18 de março de 2013, 16h32

Reprodução
Olivier Metzner - 18/03/2013 [Reprodução]O advogado francês Olivier Metzner, de 63 anos, foi encontrado morto neste domingo (15/3). Metzner ficou conhecido por defender diversas personalidades como o ex-ditador do Panamá Manuel Noriega, o ex-primeiro-ministro francês Dominique de Villepin e a filha da herdeira do império empresarial da L’Oréal. O corpo de Metzner foi encontrado boiando próximo à sua ilha privada, localizada no golfo de Morbihan, na região da Bretanha. A Polícia trabalha com a tese de suicídio após ter sido encontrada uma carta de despedida em sua casa. As informações são dos jornais portugueses Expresso e Diário de Notícias.

Um dos advogados mais caros de Paris, Metzner defendeu Manuel Noriega em julho de 2010, que acabou por ser condenado a sete anos de prisão por lavagem de dinheiro. O advogado também representou a Guiné-Equatorial num caso de “bens mal adquiridos” na Justiça francesa. Defendeu ainda uma série de figuras públicas, como o cantor Bertrand Cantat acusado da morte da namorada, o corretor Jérôme Kerviel contra a Société Générale, um caso de 5 milhões de euros, e o ex-presidente da petrolífera Elf acusado de corrupção, Loïk Le Floch-Prigent.

Também foi advogado em diversos processos que "mancharam a política" francesa como um caso de falsos eleitores ou o de Clearstream, cujo objetivo seria impedir a eleição de Nicolas Sarkozy e que envolveu o ex-primeiro-ministro Dominique Villepin acusado de cumplicidade em denúncia caloniosa, encobrimento de roubo e abuso de confiança. O advogado representou ainda a filha da herdeira da L’Oreal, Françoise Bettencourt-Meyers, na luta pela gestão da fortuna da mulher mais rica de França, Liliane Bettencourt.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!