Novo cargo

Ministro Arnaldo Lima assume como corregedor-geral

Autor

16 de março de 2013, 10h41

O ministro Arnaldo Esteves Lima, do Superior Tribunal de Justiça, tomará posse como corregedor-geral da Justiça Federal nesta segunda-feira (18/3), às 17h, no Salão Nobre do Superior Tribunal de Justiça. Além de corregedor-geral, ele assumirá também, junto ao Conselho da Justiça Federal (CJF), as funções de presidente da Turma Nacional de Uniformização da Jurisprudência dos Juizados Especiais Federais (TNU) e de diretor do Centro de Estudos Judiciários (CEJ).

O ministro Esteves Lima nasceu no município de Novo Cruzeiro, na região mineira do Vale do Jequitinhonha, e se formou em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Entre 1976 e 1979, exerceu a função de Defensor Público e Promotor Substituto no Ministério Público do Distrito Federal.

Em 1979, ingressou na magistratura como juiz substituto no Distrito Federal, deixando o cargo para atuar como juiz federal, no Paraná e Minas Gerais. Também foi juiz do Tribunal Regional Federal da 2ª Região entre 1989 e 2004, onde exerceu a presidência no biênio 2001/2003. Atuou na Justiça Eleitoral como membro do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro no período de 1994 a 1996. O ministro é membro do STJ desde agosto de 2004 e atualmente ocupava a vaga de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral, deixada pelo ministro Teori Albino Zavascki, que assumiu vaga no Supremo Tribunal Federal. Com informações da Assessoria de Imprensa do Conselho da Justiça Federal.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!