Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Pioneira na academia

Morre Nair Gonçalves, ex-professora de Direito da USP

Nair Lemos Gonçalves, professora titular da Faculdade de Direito da USP, morreu no domingo (10/3), aos 93 anos, na Santa Casa de São Paulo. Nascida em 17 de janeiro de 1920, ela sofria de insuficiência respiratória.

Na década de 1950, foi aluna do curso noturno de Direito da USP e se tornou professora de Direito na mesma escola na década de 1970. Nair Lemos Gonçalves chegou ainda à vice-direção da Faculdade, além de escrever livros como A pessoa excepcional e a legislação brasileira (1963) e Curso de Direito do Trabalho (1983).

A professora ainda foi assistente do jornalista José Reis (1907-2002), diretor de redação do jornal Folha de S. Paulo, entre 1962 e 1977 e um dos pioneiros da divulgação científica na imprensa brasileira. Ele também fundou a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e morreu aos 94 anos, vítima de pneumonia. Sua esposa foi colaborada do Núcleo José Reis de Divulgação Científca da USP.

“Sem dúvida, uma mulher pioneira, que abriu caminho para que outras mulheres viessem a ministrar aulas num dos mais tradicionais cursos jurídicos do país”, afirmou Marcos Costa, récem-empossado presidente da OAB-SP.

A vice-presidente da seccional paulista da Ordem, Ivette Senise Ferreira, também lamentou a perda da colega. “Ela era muito esforçada e orientava os alunos nas questões práticas do Direito do Trabalho”, destacou Ivette, que foi a primeira diretora da Faculdade de Direito da USP.

O enterro de Nair Lemos Gonçaves foi na terça-feira (12/3), no Cemitério de Congonhas, zona sul da capital. Com informações das assessorias da OAB-SP e da USP.

Revista Consultor Jurídico, 15 de março de 2013, 10h52

Comentários de leitores

1 comentário

Professora Nair Lemos Gonçalves

Valter Alexandre Mena (Juiz Estadual de 1ª. Instância)

É com imensa tristeza que recebo a notícia do falecimento. A Professora Nair Lemos Gonçalves, de quem fui aluno em 1968, era muito dedicada e prática. Graças a seu apoio, fiz a primeira apostila de Direito do Trabalho na USP e obtive nota 10 nos dois exames semestrais, apesar do extremamente exigente titular da Cadeira, Prof. Cesarino Júnior.
Valter Alexandre Mena

Comentários encerrados em 23/03/2013.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.