Consultor Jurídico

Notícias

Justiça ao vivo

São Paulo terá Júri transmitido pela TV, nesta segunda

Comentários de leitores

6 comentários

O Judiciário de Conceição do Coité (Ba) já transmitiu em 201

Gerivaldo (Juiz Estadual de 1ª. Instância)

Esta iniciativa não é inédita.
Em agosto de 2001, e depois em várias oportunidades, já transmitimos ao vivo do Fórum de Conceição do Coité (Ba)através da Internet.
Neste link uma breve análise da primeira transmissão:
http://www.gerivaldoneiva.com/2011/08/experiencia-de-transmitir-uma-sessao-do.html

O Juri e o Direito a Informação

Ariosvaldo Cosme Sena dos Santos (Advogado Assalariado - Civil)

Essa iniciativa do Juiz de Direito Leandro Bittencourt traz ao debate público o direito a informação, é comum no judiciário a tese do segredo de justiça até onde sabemos que não cabe, no caso em tela um dos crimes que mais mexeu com os meios de comunicação de massa, por ser o suposto réu pessoa detentora de amplo conhecimento não só do sistema legal mais também na condição de ex policial por ter domínio de como funciona o mundo da criminalidade, esteve todo tempo próximo as investigações no período do inquérito chegando a dá entrevista que estava colaborando com a elucidação do crime, portanto, podemos dizer que ele sabia as formas de induzir ao chamado "crime perfeito". A decisão de permitir a transmissão ao vivo do julgamento é inaugurá uma nova etapa para o judiciário brasileiro, garantir aos cidadãos o acesso em tempo real ao desdobramento dos fatos, para leigos e operadores de justiça, promovendo de forma concreta principio elementar o Direito a informação abrindo debate quanto o tão propalado segredo de justiça.

Parabéns

alefrias (Bacharel - Trabalhista)

Esta decisão deveria ser empregada aqui no Fórum da Comarca de São Bernardo do Campo, pois, publicidade de atos processuais é um tema que NÃO É DE CONHECIMENTO DA MAIORIA DOS JUÍZES CRIMINAIS QUE ALI ATUAM DIARIAMENTE.
Dizer para um Juiz da Vara Criminal que um parente próximo quer acompanhar a audiência para ver a TRANSPARÊNCIA DO JULGADO, é coisa de outro mundo.
Parabéns nobre Julgador, mostre ao universo jurídico que vale a pena.
Muito obrigado

Excelente!

sGFREITTAS (Outros - Empresarial)

A decisão deve ser copiada por outros tribunais... Parabéns ao Juiz Leandro Bittencourt Cano, da Vara do Júri de Guarulhos, todos ganham com a transmissão, sociedade, autoridades, etc... Se o processo dá publicidade qual o problema de haver transmissão pela TV? A diferença é que ninguém pega o processo para ler, logo a publicidade é fictícia, no caso da TV a publicidade será real, muito real!!! Parabéns.
E se virar um circo melhor ainda, assim a sociedade terá uma visão mais clara do que realmente é o judiciário deste País... Se todos fizerem a sua parte com responsabilidade e profissionalismo não tem como virar um circo!

Correção

Ivaldo Moraes (Outros)

Não será a primeira vez no Brasil que um julgamento será transmitido ao vivo, nos anos setenta no Recife tivemos um julgamento transmitido ao vivo. Ninom foi julgada no Recife e tivemos a transmissão pela TV Jornal do Recife

Quem quer ser o "vilão" e ir para o paredão? Big Brother TJ.

Eduardo.Oliveira (Advogado Autônomo)

Algum dos jurados vai desejar ser exposto como o possível voto contrário à condenação de quem já está condenado pela mídia ante mesmo de iniciar o julgamento? Não vou falar sobre o mérito (culpado ou inocente), mas vamos supor que os autos demonstrem falhas processuais, problemas etc, etc. Para qualquer mortal (ou pessoa influente)isso seria causa de anulação do processo. Mas a soberania do Júri (filmado e transmitido em rede nacional) pode desconsiderar tudo isso e muito mais. Se até no STF os ministros sentem a pressão do telespectador...
Qual jurado vai querer ir para o paredão da sociedade? E o "minuto celebridade" do "justiceiro anônimo".
Lembro de uma jurada que, em entrevista ao Paulo Henrique Amorim disse que foi "legal" ser a juíza de fato...

Comentar

Comentários encerrados em 17/03/2013.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.