Relação insuficiente

STF nega pedido de Dirceu para ir a enterro de Chávez

Autor

7 de março de 2013, 15h50

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, indeferiu o pedido de José Dirceu de ir à Venezuela para acompanhar o velório do presidente Hugo Chávez, marcado para esta sexta-feira (8/3). Ex-ministro da Casa Civil e réu condenado na Ação Penal 470, o processo do mensalão, Dirceu precisa de autorização do STF para deixar o país.

No pedido, assinado pelos advogados José Luís de Oliveira Lima e Rodrigo Dall’Acqua, é dito que Dirceu e Hugo Chávez mantinham uma “relação de amizade” e por isso ele gostaria de ir prestar seus respeitos ao presidente. Ele se compromete a voltar 24 horas depois do enterro. Dirceu foi condenado na AP 470 a dez anos e dez meses de prisão.

Em despacho, o ministro Joaquim Barbosa, relator da Ação Penal, afirma que a “relação de amizade” citada por Dirceu não é suficiente para permitir que ele saia do país. “Note-se que sequer se trata de relação próxima de parentesco”, disse o ministro. A decisão ainda não foi publicada. Com informações da assessoria de imprensa do STF.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!