Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

30º presidente

Ministro Carlos Alberto toma posse no TST

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Carlos Alberto Reis de Paula, tomou posse nesta terça-feira (5/3) como 30º presidente da corte. Ele foi eleito, juntamente com os ministros Antônio José de Barros Levenhagen (vice-presidente) e Ives Gandra da Silva Martins Filho (corregedor-geral da Justiça do Trabalho), em 12 de dezembro de 2012, para o biênio 2013/2015.

A presidente Dilma Rousseff confirmou presença na solenidade. Será a primeira vez que um presidente da República participará da posse de um presidente do TST. Conhecido pela personalidade forte, o ministro é um defensor da negociação coletiva e de uma legislação do Trabalho que privilegie negociações de alto nível institucional entre representantes legítimos, uma cultura que ainda precisa ser disseminada no país.

Em sua posse, o novo presidente do TST prometeu "desempenhar fielmente os deveres do cargo, cumprindo e fazendo cumprir a Constituição e as leis da República"

Juiz desde 1979, o ministro não chegará, contudo, ao fim do mandato em 2015, pois se aposenta compulsoriamente em fevereiro de 2014, quando completa 70 anos. Natural de Pedro Leopoldo (MG), município da região metropolitana de Belo Horizonte, Carlos Alberto foi o primeiro negro a ser nomeado para uma corte superior, o TST, em 1999, pelo presidente Fernando Henrique Cardoso. Com informações da Assessoria de Imprensa do TST.

*Texto atualizado às 17h21 do dia 5 de março de 2013.

Revista Consultor Jurídico, 5 de março de 2013, 14h31

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 13/03/2013.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.