Notas curtas

Juiz pede para autor de processo não se matar

Autor

2 de março de 2013, 7h50

O juiz federal Marcelo Duarte da Silva, de Franca (SP), fez em maio do ano passado um apelo inusitado ao autor de um processo angustiado com a demora do resultado. Ele mandou intimar o reclamante para que ele tivesse mais paciência e não tentasse o suicídio novamente. “A vida pode ser muito boa e não vale a pena ceifá-la, até porque nós não sabemos exatamente qual a penalidade de Deus para esse tipo de atitude”, escreveu. O processo trata-se de benefício previdenciário.


Alta cúpula
O presidente do STJ, ministro Felix Fischer, reuniu-se na quinta-feira (28/2) com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). A visita institucional do novo presidente da Câmara faz parte de um roteiro de encontros com presidentes dos tribunais superiores para discutir com o Judiciário projetos importantes em tramitação na casa legislativa que possam contribuir com o aprimoramento da Justiça brasileira.


Selado e carimbado
O TJ de São Paulo, o Ministério das Comunicações e os Correios lançaram na quinta-feira (28/2) um selo e um carimbo em homenagem aos 80 anos do Palácio de Justiça de São Paulo. A cerimônia teve a presença do presidente do TJ-SP, desembargador Ivan Sartori, o vice-presidente, desembargador Gonzaga Franceschini, o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Armando Sérgio Prado de Toledo, o diretor regional dos Correios, Eugênio Valentim da Silva e o poeta Paulo Bomfim.


Cantinho do protocolo
O Tribunal Superior do Trabalho instalará uma sala de apoio aos advogados no seu Serviço de Protocolo. O objetivo é facilitar a adaptação dos advogados ao Processo Judicial eletrônico da Justiça do Trabalho implantado na terça-feira (26/2) no TST. A sala terá computadores e scanners que poderão ser usados para digitalizar e transmitir documentos e consultar processos eletrônicos.


Mãozinha online
Começa a funcionar nesta segunda-feira (4/3) a plataforma de ensino 100% online da rede LFG de cursos preparatórios. A nova modalidade terá ferramentas como vídeo aulas, material de apoio, simulados e espaços para anotações. O curso de estréia será Maratona OAB 1ª fase. Mais informações no site.


Revista eletrônica
O Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal lançou na quinta-feira (28/2) a revista eletrônica Justiça e Educação. Elaborada em parceria com o Conselho das Escolas de Magistratura Federal (Cemaf), a revista tem como objetivo fomentar o debate sobre a formação e o aperfeiçoamento dos magistrados federais. A primeira edição traz uma entrevista com o diretor do CEJ/CJF e corregedor-geral da Justiça Federal, ministro João Otávio de Noronha.


Reperecussão geral
A Firjan e Comissão Especial de Assuntos Tributários da OAB- RJ promovem no dia 15 de março, às 9h30, o seminário Desenvolvimento econômico e os novos instrumentos processuais. O evento terá um painel sobre repercussão geral o STF em matéria tributária. A abertura será do ministro do STF Luiz Fux. Também estarão presentes os juízes federais e auxiliares do STF Marcus Lívio Gomes e Leandro Paulsen. Inscrições gratuitas pelo tel. 0800-0231-231 ou (21) 4002-0231.


Sucessão e família
O Machado Associados e a Unilco Consultores de Empresas Familiares promovem no dia 21 de março um café da manhã com o tema A continuidade das empresas e grupos empresariais familiares. As debatedores serão Maria Cristina Braga e Silva, sócia de contratos, societário e imobiliário do Machado Associados, e Maria Manuela Loureiro, diretora da Unilco. Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 1656 – 11º andar. Inscrições pelo e-mail [email protected].


Curso na Emerj
A Escola da Magistratura do Rio de Janeiro promoverá nos dias 8, 11, 15 e 22 de março o Curso de Capacitação em Gênero, Acesso à Justiça e Violência contra as Mulheres. Serão quatro módulos, com carga horária de 20 horas, sob a coordenação da juíza Adriana Ramos de Mello, titular do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e presidente do Fórum Permanente de Violência Doméstica, Familiar e de Gênero. O evento ocorrerá no Auditório Desembargador Paulo Roberto Leite Ventura, na sede da Emerj, localizada na Rua Dom Manuel, 25, Centro.  As inscrições deverão ser feitas  pelo site da Emerj (www.emerj.com.br)

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!