Conflito de competência

Cabe à Justiça estadual decidir em caso do Pinheirinho

Autor

24 de maio de 2013, 11h19

Cabe ao juízo da 6ª Vara Cível de São José dos Campos (SP) analisar todas as questões relacionadas à reintegração de posse da área conhecida como Pinheirinho, de terreno de 1,3 milhão de metros quadrados. A decisão, da 2ª Seção do Superior Tribunal de Justiça, foi tomada em julgamento na quarta-feira (22/5). Por mais de oito anos, o local abrigou aproximadamente 1,7 mil famílias, que foram removidas.

A questão foi tratada em um Conflito de Competência apresentado pela União, questionando qual o juízo competente para tratar do caso. A dúvida estava entre a Justiça estadual, que determinou a reintegração, ou a Justiça Federal, que concedeu liminares para impedir a desocupação da área.

O relator do conflito, ministro Antonio Carlos Ferreira, observou que a ação possessória foi ajuizada na Justiça estadual, sendo que a União não é parte na demanda. Ele explicou que não existe hierarquia entre os ramos do Judiciário, de forma que não é possível que a Justiça Federal revogue uma decisão tomada pelo âmbito estadual.

O ministro acrescentou que, se a União tiver interesse na demanda, cabe a ela manifestá-lo nos próprios autos da ação que tramita na Justiça estadual, requerendo sua remessa para o âmbito federal, onde será apreciada a existência desse interesse, conforme prevê a Súmula 150 do STJ. Além disso, não é possível ajuizar nova ação na Justiça Federal para impedir o cumprimento de liminar oriunda da Justiça estadual.

Reintegração
O caso trata da polêmica reintegração de posse do Pinheirinho, pertencente à massa falida da empresa Selecta Comércio e Indústria. O caso teve ampla repercussão, com acirrados debates na sociedade, conforme lembrou o relator. O cumprimento da ordem judicial de reintegração teve início na madrugada de 22 de janeiro de 2012, um domingo. O conflito de competência foi protocolado no STJ às 15h10 do mesmo dia, enquanto a reintegração estava em andamento. A liminar foi negada pelo então presidente do STJ, ministro Ari Pargendler, fixando como responsável pelas medidas de urgência o juízo estadual.

No momento da desocupação do imóvel havia duas ordens judiciais opostas, uma da Justiça estadual, determinando a reintegração, e outra do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, mandando suspendê-la. No julgamento do conflito, a 2ª Seção analisou qual dessas decisões é válida, e declarou a competência do juízo estadual.

Batalha jurídica
A ação possessória tramita na Justiça estadual desde 2004. Nessa demanda, após sucessivas concessões e revogações da liminar, foi determinada a efetiva reintegração de posse. Em 17 de janeiro de 2012, antes da operação de reintegração, a Associação Democrática por Moradia e Direitos Sociais ajuizou perante o juízo federal da 3ª Vara de São José dos Campos uma ação cautelar requerendo concessão de liminar para impedir o cumprimento da reintegração. Alegou haver interesse jurídico da União na causa.

No mesmo dia, a liminar foi concedida por uma juíza federal substituta. Contudo, também na mesma data, a decisão foi reconsiderada pelo juiz federal titular da 3ª Vara Federal de São José dos Campos. Para ele, não havia interesse da União. Os autos, então, foram remetidos à Justiça estadual, para o juízo que havia ordenado a reintegração.

Houve Agravo de Instrumento contra essa sentença e o desembargador da Justiça Federal concedeu antecipação de tutela para restabelecer a liminar que impedia a reintegração. Daí o conflito de competência, suscitado pela União perante o STJ. Na mesma sessão, os ministros julgaram conflito de competência idêntico, mencionado pelo Ministério Público Federal. Esse conflito não foi conhecido por ocorrência de litispendência — existência de duas demandas envolvendo as mesmas circunstâncias, litígio, pedido e órgãos da Justiça.

A Seção acolheu o entendimento do ministro Antonio Carlos. Segundo ele, embora não se trate do mesmo suscitante, os dois conflitos foram levantados por legitimados concorrentes e não é possível admitir duas demandas para debater a mesma situação. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-SP.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!