Opção acadêmica

Consultor da União troca cargo por magistério na USP

Autor

26 de junho de 2013, 11h48

Reprodução
Otavio Luiz Rodrigues Junior [Reprodução]Assim como fez o secretário executivo da Casa Civil, Beto Vasconcelos, que trocou o cargo por uma bolsa de pesquisa na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, o consultor da União Otávio Luiz Rodrigues Júnior (foto) resolveu deixar Brasília para dar aulas na Faculdade de Direito da USP.

Homenageado com um jantar em Brasília (foto abaixo), Otavio Rodrigues foi brindado com discursos do ministro do Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, e do ministro Humberto Martins, do Superior Tribunal de Justiça, aos quais assessorou. À despedida compareceram também o líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP); os ministros João Otávio de Noronha; Luis Felipe Salomão; Antonio Carlos Ferreira; Mauro Campbell Marques; Marco Aurélio Buzzi; e Paulo de Tarso Sanseverino, do STJ; e o professor da Universidade de Coimbra Ibsen Noronha; além de diversos colegas com quem o colunista da ConJur e novo professor de Direito Civil do Largo Francisco trabalhou.

ConJur
foto [ConJur]Toffoli exaltou a capacidade e o talento de Otávio Rodrigues, lembrando seu trabalho como um dos atualizadores da obra Tratado de Direito Privado, de Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda. O consultor trabalhou ainda em parceria com o ministro Dias Toffoli no livro Autobiografia de Hans Kelsen, lançado pelos dois em 2011. O ministro Humberto Martins destacou as qualidades do homenageado como “doutrinador e estudioso, traços que demonstrou na AGU, no STF e no STJ”.

Otávio Rodrigues é advogado da União, professor doutor de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e doutor em Direito Civil (USP), com estágios pós-doutorais na Universidade de Lisboa e no Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht (Hamburgo).

Na última quinta-feira (20/6), completou um ano como colunista da ConJur, tendo escrito 47 textos semanais sobre Direito Comparado

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!