Direitos humanos

Advogado de ativista chinês é preso ao visitar cliente

Autor

19 de julho de 2013, 15h26

O advogado chinês Liu Weiguo, que defende o também advogado e ativista contra a corrupção Xu Zhiyong, foi preso pela Polícia daquele país nesta sexta-feira (19/7), enquanto visitava seu cliente no Centro de Detenção nº 3 de Pequim, segundo a organização Human Rights, que tem sede nos Estados Unidos. As informações são do portal Terra.

Após pedir a liberação de ativistas anticorrupção que foram presos em abril na cidade de Jiangxi e de chineses que foram detidos após pedir mais transparência no controle do patrimônio dos funcionários do governo, Xu foi preso no início da semana por “reunião para perturbar a ordem pública” e, segundo a organização, essa foi a mesma alegação dos oficiais para prender Weiguo.

Alguns ativistas de direitos humanos informaram no Twitter que ele teria ouvido que era pouco qualificado para defender o colega de profissão. No ano passado, Li Weiguo assinou carta conjunta com mais nove advogados em que criticava os campos de reeducação pelo trabalho mantidos pelo governo chinês e pedia mudanças em tais locais.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!