Despoluição da Pampulha

Prazo curto para entrega de propostas trava licitação

Autor

17 de julho de 2013, 7h25

Uma liminar concedida pelo juiz Renato Luís Dresch, da 4ª Vara da Fazenda Pública Municipal de Belo Horizonte, suspendeu o processo de licitação para a escolha da empresa responsável pela despoluição da Lagoa da Pampulha, em processo estimado em R$ 30 milhões. No Mandado de Segurança que gerou a liminar, uma empresa interessada na concorrência pública afirma que houve desrespeito ao prazo mínimo de 45 dias entre a divulgação do edital ou alteração no texto e a abertura dos envelopes.

O juiz afirma que o prazo vale tanto para a divulgação do texto com as informações da concorrência pública quanto para qualquer mudança nas regras, como consta da Lei 8.666/93. Como uma circular datada de 13 de junho altera uma das regras para a concorrência pública e a abertura dos envelopes com as garantias de habilitação, proposta técnica e proposta de preços está marcada para 16 de julho, a licitação não está de acordo com a lei.

O Mandado de Segurança pedido pela Mastertreat Produtos Químicos, representada pela Flavio Antunes, Sociedade de Advogados, aponta que o edital data de 24 de maio e marca a abertura dos envelopes para 16 de julho, o que daria os 45 dias previstos em lei. O problema é que a circular divulgada em 13 de junho autorizava a participação de consórcios na disputa e determinava que todas as empresas participantes fossem legalmente estabelecidas no país e que apresentassem, junto à habilitação, os devidos registros junto ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e/ou Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Clique aqui para ler a decisão.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!